sábado, 6 de março de 2021

Judô no Uzbequistão: Visão do Voluntário

Azizjon Kamilov, presidente da Federação de Judô do Uzbequistão

Azizjon Kamilov é o sorridente presidente da federação nacional de judô do Uzbequistão e não é a máscara sanitária, obrigatória em todas as ocasiões, que impede que isso seja notado. É preciso dizer que existem boas razões para ele ser feliz. Há dois dias, o Grand Slam de Tashkent está a todo vapor e o mínimo que podemos dizer é que, por enquanto, o sucesso está simplesmente no encontro.

Neste segundo dia, nós o encontramos e perguntamos o que o fez sorrir. "Na verdade, estou muito animado com o que tem acontecido em Tashkent desde a chegada das primeiras delegações há alguns dias. Ao mesmo tempo, estou um pouco preocupado, naturalmente, porque eu realmente quero que todos façam aproveitar ao máximo o evento e ter uma ótima experiência.

Essa preocupação é muito positiva; motiva, sabe. Tivemos que trabalhar muito para organizar esse grand slam e é um ensaio perfeito para a organização do Mundial de 2022. Hoje em dia o que importa para mim é que todos os fãs de judô estejam felizes e satisfeitos. O povo uzbeque espera resultados e medalhas, isso é normal. Fazemos tudo para os satisfazer e para satisfazer todos os participantes, embora o número de lugares no pódio seja limitado. ”

Antes deste ano, o Uzbequistão estava organizando um Grande Prêmio anual, que se tornou um Grand Slam em 2021, "É um desafio adicional porque os pré-requisitos são maiores, mas acho que no geral fizemos um bom trabalho. Nossa equipe já estava acostumada ao Grande Prêmio. No final das contas, não é tão diferente, mesmo que coloque um pouco mais de pressão sobre todos. Somadas a isso estavam as limitações óbvias relacionadas à situação de saúde, mas mais uma vez acho que posso dizer que o desafio foi vencido e se conheceram bem"

Azizjon Kamilov, Presidente da Federação de Judô do Uzbequistão apresentando a medalha para NAGAYAMA Ryuju (JPN) nos -60 kg masculino

Há meses, devido à pandemia global, muitas atividades foram suspensas no Uzbequistão. "O Grand Slam de Tashkent é o primeiro grande evento internacional a ser realizado no país e estamos satisfeitos por ter recebido a autorização do governo. Estávamos realmente comprometidos em seguir escrupulosamente o protocolo Covid da FIJ. Foi um guia importante durante a fase de preparação e agora em fase de execução. Com o apoio do governo e do Presidente Sr. Shavkat Mirziyoyev, do Ministério, do Comitê Olímpico Nacional e de nossos parceiros e, claro, com o apoio infalível da FIJ, fomos capazes de enfrentar todas as dificuldades e hoje o grand slam é um verdadeiro sucesso. Você sabe, por meses as pessoas estavam realmente ficando um pouco entediadas. Assistir a uma competição esportiva e de judô em particular é um alívio para muitos. "

O Uzbequistão é um país onde o judô se enraizou perfeitamente, crescendo a cada ano. O presidente Kamilov não tem intenção de descansar. “Há algum tempo temos um novo técnico, Ilias Iliadis. Com a ajuda dele estamos construindo um novo sistema para o futuro, não só aqui em Tashkent, mas em todo o país. Historicamente, sempre tivemos uma equipe masculina muito forte. Hoje também estamos trabalhando no desenvolvimento do sistema feminino. Parece-nos importante e necessário construir uma equipe feminina forte, especialmente no âmbito dos Jogos de Paris 2024 ”.


O desenvolvimento do judô no Uzbequistão não se limita ao alto desempenho, "Estamos trabalhando em parceria com o Ministério da Educação e estamos no processo de aumentar a capacidade de nosso programa de judô escolar de 20 para 40 escolas. Nas doze regiões do Uzbequistão, também estamos considerando a construção de um centro esportivo ligeiramente estruturado por região, para acomodar ainda mais jovens e interessá-los na prática do nosso esporte. Meu objetivo, como presidente desta grande federação, é colocar o judô uzbeque no as 3 principais nações do mundo em 5 anos. "

Esses objetivos exigirão um amplo programa para a Federação de Judô do Uzbequistão. Não há dúvida, porém, de que com tanta motivação e capacidade de organizar eventos na escala de um grand slam, tudo é possível.

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô
Fotos: Gabriela Sabau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada