terça-feira, 8 de março de 2016

Brasileiros conquistam quatro medalhas no primeiro dia de Evento-Teste Rio 2016


Começou nesta terça-feira, 08, o Aquece Rio - Torneio Internacional de Judô, evento-teste da modalidade para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Neste primeiro dia foram disputadas as categorias meio-leve feminino (52kg) e meio-leve masculino (66kg), com os brasileiros conquistando quatro medalhas: duas pratas de Jéssica Pereira (52kg) e Lucas Godoy (66kg), e dois bronzes de Raquel Silva (52kg) e Diego Santos (66kg). No total, 122 atletas de 7 países participam da competição, que continua nesta quarta-feira, 08, com as disputas dos meio-médios feminino (63kg) e masculino (81kg). 

No masculino, o japonês Joshiro Maruyama conseguiu o ippon contra Lucas Godoy na decisão e ficou com o ouro. O britânico Ashley Mckenzie e o brasileiro Diego Santos foram os medalhistas de bronze. Entre as meninas, a japonesa Chishima Maeda foi a grande campeã, derrotando a brasileira Jéssica Pereira na diferença de punições (2-1) na grande final. Chelsie Giles, da Grã-Bretanha, e a brasileira Raquel Silva fecharam o pódio com os dois bronzes.

"É incrível sentir o clima olímpico nessa competição, mesmo não sendo na arena onde o judô vai ser disputado. Foi uma oportunidade que todo judoca sonha em ter, uma experiência única e diferente das competições que estou acostumada a fazer", disse a meio-leve brasileira vice-campeã do evento-teste, Jéssica Pereira. "No geral, as adversárias foram fortes e na final com a japonesa fizemos uma luta equilibrada, decidida no shido. Acho que faltou um pouco mais de experiência para que eu levasse o ouro." 

Para a comissão técnica brasileira, o mais importante foi conhecer as instalações e testar procedimentos das áreas multidisciplinares como análise de desempenho, fisioterapia, médica e técnica. A estrutura do evento-teste foi montada na Arena Carioca 1, mas a casa do judô nos Jogos será a vizinha Arena Carioca 2, que as delegações brasileira, britânica e japonesa puderam conhecer nesta terça em uma visita guiada pelo Gerente de Esportes do Judô da Rio 2016, Kenji Saito. 

"Arena Carioca 2 está muito boa. As delegações estrangeiras também aprovaram. Em relação ao evento em si podemos destacar o sistema de competição dos Jogos que é diferente do da FIJ. Como vimos aqui, a repescagem e as semifinais são à tarde, o que é ruim para quem perde na semifinal pois tem pouco tempo para recuperar e vai enfrentar um adversário que vem de uma vitória, mais motivado. Esse é um ponto para o qual temos que ter uma estratégia e hoje tentamos avaliar melhor isso durante a competição. E todos os 23 membros da comissão técnica que estão aqui farão relatórios sobre suas respectivas área após o evento para sugerir ações de melhoria", avaliou Ney Wilson, gestor de Alto Rendimento da CBJ.

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ
Foto: Valter França

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada