segunda-feira, 1 de julho de 2013

Tocantins: Torneio finaliza clínica de judô em Palmas


A Associação Desportiva Guerra “respirou” Judô nestes três dias em que recebeu o técnico da Equipe do Sesi Bauru, Marinho Esteves. O treinamento foi realizado de 27 a 29/06, na sede da AD Guerra, e foi fruto de uma parceria de cooperação técnica entre as superintendências do Sesi Tocantins e do Sesi São Paulo. “O Sensei Marinho é um dos técnicos mais conceituados da nova geração, e foi de imenso valor para todos nós tê-lo em nosso dojô”, disse Daniel Iglesias, um dos técnicos da AD Guerra/Sesi.

A visita do professor do interior paulista se concretizou três meses após um grupo de cinco atletas tocantinenses terem realizado uma semana de intercâmbio em Bauru. “Fiquei bem satisfeito com o que vi, acredito que o trabalho tem sido muito bem feito aqui no Tocantins. Dá para ver que tem atletas com potencial para brigar por vagas na seleção de base nos próximos anos”, comentou Marinho, que há dois anos atua como técnico da Seleção Brasileira de Base em Sulamericanos e este ano teve oito de seus pupilos na equipe nacional.

Torneio de Uchikomi (entrada de golpes)

No encerramento do evento, foi realizado um torneio diferente para aqueles que acompanham apenas a parte dos combates do Judô. Uma competição onde sairia vitorioso aquele com técnica e precisão mais apuradas. “Muitos não sabem, mas no Judô também há treinamento e competições de kata, onde os golpes são pré-determinados e encenados com o parceiro, buscando a perfeição de cada movimento”, explicou Fred Guerra, técnico da equipe AD Guerra/Sesi. “Queríamos uma atividade para aproveitar a visita do Sensei Marinho, conhecido por seu esmero técnico. Como seria muito cedo para estes alunos realizarem os katas, achamos que a apresentação direta das entradas dos golpes trabalhados nos treinamentos seria o ideal. E agora temos um material muito rico filmado, que nos ajudará muito nas correções”, concluiu.

Dos cerca de 50 judocas que passaram pelos tatames durante o treinamento, 27 participaram do torneio, que teve seis medalhistas de ouro: Anna Luíza Melo (11), Rauner Lucas (11), Isabela Reis (13), Daniel Okabaiashi (14), João Pedro Okabaiashi (15) e Aline Iglesias (35).

2014

A ideia é que no ano que vem, um grupo maior de pelo menos 20 tocantinenses passe uma semana em Bauru e que no retorno da visita, o técnico da equipe bauruense traga alguns de seus atletas para elevar o nível do intercâmbio. Segundo Aurivan de Castro, Diretor Corporativo do Sistema FIETO em Palmas, este tipo de ação é vista com muito bons olhos. “Acreditamos muito no potencial esportivo e educacional do Judô. Faremos o que estiver ao nosso alcance para desenvolvê-lo ainda mais em nosso Estado”.

Por: AD Guerra/Sesi


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada