terça-feira, 23 de julho de 2013

Filme sobre o ouro olímpico de Rogério Sampaio tem primeira exibição na CBJ


O documentário “IPPON – A Superação Olímpica de Rogério Sampaio” - parte do projeto Memórias do Esporte Olímpico Brasileiro, que objetiva alavancar o esporte por meio de difusão e divulgação das modalidades e sua prática pela população, promovendo o resgate da história dos grandes atletas que representaram o país nos Jogos -, teve uma pré-estreia de luxo na sede da CBJ na última quinta-feira. O filme, que conta a trajetória de Rogério Sampaio para chegar ao ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona 92, foi exibido para os membros da Confederação Brasileira como um agradecimento a contribuição da entidade nas pesquisas para a realização do média-metragem.

“Fazer esse filme foi a realização de um sonho. Eu fui judoca, sempre sonhei ir para uma Olimpíada e bati na trave em 1996 e em 2000. Hoje sou cineasta, vivo do cinema e fazer esse filme é, para mim, é uma forma de ser um atleta olímpico. Então, me emocionei a cada minuto de pesquisa, a cada entrevista, a cada nova história; especialmente quando fui com o Rogério ao estádio em Barcelona e vi como era. Na tela, sempre que eu vejo, choro. A história de vida do Rogério é muito legal”, disse um dos diretores do documentário, Cavi Borges. O outro realizador do filme é o estrategista da Confederação Brasileira de Judô, Leonardo Mataruna.

O projeto é realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais, patrocinado pela Petrobras e tem o apoio da ESPN Brasil, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Cinemateca Brasileira, e está em sua segunda edição. Sinopses de 122 histórias que contariam grandes momentos de diversas modalidades olímpicas brasileiras foram submetidas à seleção. Dez entre estas foram selecionadas para que fossem agraciadas com um financiamento de R$230 mil.

“A medalha do Rogério Sampaio foi um momento muito especial não só para o judô brasileiro, mas também para quem conhecia o Rogério e para mim, pessoalmente, já que eu estava como técnico da seleção brasileira. É muito importante recordar, conhecer e deixar gravado os maiores momentos dos nossos grandes heróis”, analisou o presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira.

Além dos diretores Cavi Borges e Leonardo Mataruna, a produção ficou a cargo de Jorge Durán, Gabriel Durán e Pedro Rossi, em realização da produtora carioca El Desierto Filmes.

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada