sábado, 13 de julho de 2013

Brasil domina Pan-americano sub 21 e conquista dez ouros


O Pan-americano sub 21 teve outra semelhança com a competição sub 18 além do local de realização, o CeNARD, em Buenos Aires. O domínio brasileiro continuou o mesmo. Neste sábado, foram dez medalhas de ouro, três de prata e três de bronze, sendo que duas finais foram entre atletas brasileiros. O desempenho rendeu ao país o título de campeão geral do Pan sub 21. Como também havíamos ganhado o Pan sub 18, o país foi condecorado com o campeão geral dos Pan-americanos também.

As duas finais brasileiras vieram no feminino. A aposta da comissão técnica de que as quatro atletas poderiam chegar a final se tornou realidade. Gabriela Chibana levou a melhor sobre Nathalia Brigida na categoria até 48kg e Flávia Gomes venceu Camila Barreto na até 57kg.

“Antes da competição a gente conversou e falamos uma pra outra: temos que ser nós duas na final. A gente se conhece muito porque lutamos desde a base e agora também no sênior. A Nathalia está numa fase muito boa e a luta foi mais parada. Eu venci na estratégia mesmo”, disse Chibana.

“O objetivo era mesmo ser campeã pra ter a vantagem de chegar no Mundial como cabeça-de-chave. Na primeira luta, eu passei um aperto mas consegui reverter e venci faltando seis segundos para terminar. A final foi bem disputada porque eu e a Camila nos enfrentamos há muito tempo, a gente se conhece muito e foi bem acirrado”, disse Flávia. Além de Nathalia Brigida e Camila Barreto, Jéssica Pereira (52kg) também ficou com a prata.

E, assim como ontem, três atletas garantiram a medalha logo pela manhã porque suas categorias foram disputadas no formato de “todos contra todos”. Tawany Silva (40kg), Samanta Soares (78kg) e Ruan Silva (+100kg) não deram chances aos adversários vencendo todos os três confrontos que fizeram.

“Eu fiquei satisfeito porque consegui vencer todos os adversários por ippon, com alguma tranquilidade. Era o que eu queria para chegar no Mundial sendo cabeça-de-chave e ir buscar o título”, disse o bicampeão pan-americano Ruan.

“Achei estranho porque tinha pouca gente na minha categoria. Ano passado fiz uma luta a mais mas era eliminatório, hoje foram só três. Eu entrei bem focada, bem concentrada para não dar chance ao erro e consegui conquistar esse título”, disse Samanta Soares.

“Para mim essa vitória teve saber de revanche porque no ano passado eu perdi a final do Pan e do Sul-americano para a colombiana (Eblin Lucumi). Hoje eu ganhei dela e estou muito feliz porque vi que o nível de todas as adversárias aumentou e o meu também. Agora é pensar no Mundial”, disse Tawany Silva.

A tarde, o Brasil esteve em mais seis finais.  Os outros campeões foram Jéssica Santos (63kg), Vitor Torrente (55kg), Ricardo Santos Júnior (66kg), Henrique Silva (90kg) e Gabriel Gouveia (100kg). 

“Eu sabia que estava bem preparado porque eu treinei muito, tivemos os Estágios Internacionais, todo esse investimento da CBJ. Então, a preparação foi bem forte. Era muito importante vencer para ser cabeça-de-chave no Mundial que é o principal objetivo no ano. Ontem eu estudei esse adversário da final (o peruano Alonso Wong) porque sabia que ele era forte. Eu já havia perdido a final pra ele no Sul-americano do ano passado mas hoje consegui impor minha estratégia e jogar”, disse Ricardo Santos Júnior que venceu com um yuko no Golden Score.

“Foi muito bom. Eu estava um pouco nervoso porque não lutava o Pan desde 2010.Na final entrei um pouco mais ligado porque ele (o chileno Thomas Briceño) tem um estilo que eu não gosto mas consegui ajeitar a pegada durante a luta e acabei jogando. O resultado foi importante porque pude ver que estou bem preparado para os próximos campeonatos”, disse Gabriel Gouveia. 

Outros cinco judocas foram para a disputa do bronze. Beatriz Oliveira (70kg), Gustavo Assis (81kg) e Gabriel Mendes (73kg) venceram seus confrontos e chegaram ao pódio. 

“Acredito que nas vitórias e nas derrotas nós temos que tirar algum aprendizado. Perdi para um cara que foi melhor que eu na luta, que eu tive dificuldade mesmo. È importante medalhar. Sei que eu tenho trabalhar mais pra chegar melhor na próxima competição”, disse Gabriel Mendes.  Istelina Silva (+78kg) e Nicolas Santos (60kg) ficaram na quinta colocação.

No domingo, serão disputados os Sul-americanos sub 18 e sub 21 no CeNARD, em Buenos Aires, a partir das 10 da manhã.

Lista de medalhistas Pan-americano Sub 21

Ouro
44kg: Tawany Silva (SP)
48kg: Gabriela Chibana (SP)
57kg: Flávia Gomes (SP)
63kg: Jéssica Santos (SP)
78kg: Samanta Soares (SP)
55kg: Vitor Torrente (SP)
66kg: Ricardo Santos Junior (MG)
90kg: Henrique Silva (SP)
100kg: Gabriel Gouveia (SP)
+100kg: Ruan Silva (RJ)

Prata
48kg: Nathalia Brigida (MG)
52kg: Jéssica Pereira (RJ)
57kg: Camila Barreto (RS)

Bronze
70kg: Beatriz Oliveira (SP)
73kg: Gabriel Mendes (RJ)
81kg: Gustavo Assis (MG)

Quinto lugar
+78kg: Istelina Silva (MG)
60kg: Nicolas Santos (SP)


Atletas no Sul-americano Sub 18

Feminino
40kg: Victória Tibúrcio   (RJ)
44kg: Bruna Silva (SP)
48kg: Carollynne Hernandez (RS)
52kg: Yasmin Fernandes (SP)
57kg: Ana Paula Prates (MS)
63kg: Karoline Barbeirotti (SP)
70kg: Renata Silva (GO)
+70kg: Brenda Silva (PE)

Masculino
50kg: Marcelo Braga Junior (RS)
55kg: Nykson Carneiro (SP)
60kg: Gustavo Cação (RS)
66kg: Lélio Puggina Junior (MG)
73kg: João Falqueto (ES)
81kg: Conrado Oliveira (PR)
90kg: Clóvis Braga Júnior (RS)
+90kg: Matheus Rocha (SP)


Atletas no Sul-americano Sub 21

Feminino
44kg: Rita Reis (AM)
48kg: Gabriela Chibana (SP)
52kg: Rafaela Barbosa (AM)
57kg: Camila Barreto (RS)
63kg: Érika Ferreira (CE)
70kg: Ágatha Pascoalino (SP)
78kg: Isadora Pereira (MG)
+78kg: Sibilla Facholli (SP)

Masculino
55kg: Vitor Torrente (SP)
60kg: José Vicente Souza (ES)
66kg: Gabriel Pinheiro (PE)
73kg: Caio Brígida (SP)
81kg: Thiago Chiodi (SP)
90kg: Luis das Virgens (BA)
100kg: Delan Monte (PB)
+100kg: Victor Silva (SP)

Clique aqui e confira a documentação dos atletas no pódio.

Por: Assessoria de imprensa 
Fotos: Valter França

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada