sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Leandro Cunha aplica golpe perfeito, vence americano e fatura ouro no judô.

O judoca Leandro Cunha manteve a tradição do judô nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara de 2011. Nesta sexta-feira (28), o brasileiro venceu o americano Kenneth Hashimoto por ippon na categoria meio-leve (até 66 kg), conseguiu a medalha de ouro e ainda ajudou o Brasil a diminuir a distância para Cuba no quadro de medalhas da competição disputada no México.

Cunha começou a luta no ataque e logo no primeiro minuto conseguiu encaixar um golpe. O árbitro deu um wazari, mas voltou atrás, anulou a pontuação e decretou um yuko para o brasileiro. Na sequência, o americano levou duas advertências, o que rendeu outro yuko para Cunha.

O brasileiro sempre esteve soberano no combate e, ainda na primeira metade da luta, aplicou outro golpe quase perfeito e obteve um wazari. Até então, um wazari e um yuko para Cunha contra nada do americano.

Mesmo com o placar favorável, o brasileiro manteve o ritmo e continuou em busca do ippon - e conseguiu após uma punição dupla. O brasileiro, que já tinha dois yukos e um wazari, chegou a dois wazaris, que equivalem ao ippon.

Com o resultado, Cunha ajudou o Brasil a manter o ritmo de medalhas no judô. Até agora, oito atletas brasileiros entraram no tatame e todos ganharam medalhas - quatro ouros, uma prata e três bronzes. Além disso, o Brasil alcançou 41 medalhas e encostou de novo em Cuba, que tem 42, no quadro geral do Pan.

Para chegar à final, o brasileiro só ganhou por ippon - a pontuação máxima do judô. Primeiro, venceu o canadense Sasha Mehmedovic na estreia e se classificou para a semifinal. Depois, ele ganhou do mexicano Francisco Carreon também por ippon e chegou à final contra o americano Hashimoto.

Cunha luta agora na mesma categoria que consagrou o brasileiro João Derly, que é bicampeão mundial de judô (Cairo-2005 e Rio de Janeiro-2007), e ainda luta para conquistar espaço e escrever seu nome na história da modalidade.

Depois de passar dois ciclos olímpicos na reserva da seleção, Cunha começou a ganhar mais destaque nos últimos dois anos. No ano passado, o brasileiro foi vice-campeão no Mundial Sênior de Tóquio e, neste ano, foi campeão pan-americano da modalidade e prata no Mundial de Paris.

Até agora, o judô brasileiro conquistou medalhas em todas as categorias que disputou - sete judocas brasileiros já subiram ao pódio, com três ouros, uma prata e três bronzes. O objetivo da seleção é subir ao pódio em todas as modalidades que disputa.

Por: R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada