sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Em 17 segundos, Bruno Mendonça vence argentino por ippon e leva ouro no judô.

O brasileiro Bruno Mendonça precisou de 17 segundos para aplicar um golpe perfeito, derrotar o argentino Alejandro Clara na final da categoria leve (até 73 kg) e ganhar a medalha de ouro da modalidade nesta sexta-feira (28) nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

Com isso, o Brasil manteve o bom aproveitamento no esporte no México. Até agora, dez judocas brasileiros entraram nos tatames de Guadalajara e todos eles saíram com, ao menos, uma medalha. Os atletas ganharam cinco ouros, duas pratas e três bronzes. Após a luta, o modesto Mendonça afirmou que teve sorte, mas apontou o treinamento como motivo para o bom resultado no Pan.

- Foi um torneio muito forte, com atletas fortes, a nível mundial. Tive um pouco de sorte na final. Foi um dia muito bom e os golpes encaixaram todos. Tive um trabalho muito duro durante o ano e estou colhendo os frutos agora.

Na última luta que fez em Guadalajara, Mendonça praticamente não suou. Isso porque o brasileiro começou o combate logo no ataque e não hesitou para aplicar o primeiro golpe. Com dez segundos, os dois atletas fizeram a pegada no quimono e sete segundos depois o confronto terminou.

Mendonça encaixou um golpe de perna perfeito e arremessou o argentino com as costas no chão. Ippon que a arbitragem não teve dúvidas em marcar e decretar o quinto ouro brasileiro no judô.

O trajeto até o último confronto, entretanto, teve alguns percalços. Primeiro, nas quartas de final, o judoca sofreu, mas superou o chileno Fernando Salazar com um yuko e avançou para a semifinal. Na semifinal, Mendonça despachou o canadense Nicholas Tritton após aplicar um ippon - o golpe perfeito - com menos de três minutos de luta.

Aos 26 anos, Mendonça conquistou resultados positivos nos últimos dois anos. Em 2010, ele foi vice-campeão mundial por equipes na Turquia e 3º colocado no Gram Slam de Judô de Moscou. Neste ano, o brasileiro foi campeão pan-americano do esporte, o que o tornou um dos favoritos ao ouro.

Em Guadalajara, Bruno tinha a missão de fazer história em uma categoria em que brilhou outro brasileiro, Leandro Guilheiro, que foi medalha de bronze em Atenas 2004 e Pequim 2008. Guilheiro mudou para a categoria meio-médio (até 81 kg), na qual faturou o ouro em Guadalajara.

Por: R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada