Pela primeira vez na história, uma judoca de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer–Sejel e Educação–Seduc) vai disputar uma edição de Campeonato Mundial. Na última quarta-feira (6), a Confederação Brasileira (CBJ) convocou Tawany Gianelo da Silva, 15 anos, peso superligeiro (até 40 kg) para lutar de 11 a 14 de agosto, no Mundial sub-17, que ocorre em Kiev, na Ucrânia.
Tawany começou nesta temporada a escrever o nome no quimono verde e amarelo. Em março, ela fez história ao vencer o Torneio Internacional de Thuringia, na Alemanha, sendo a única atleta do país a ganhar medalha de ouro na etapa do Circuito Europeu Juvenil. Em junho, venceu a seletiva nacional classificatória para o Campeonato Pan-Americano sub-17, que ocorre em setembro no Panamá.
Títulos - A jovem Tawany tem sido destaque entre os atletas de Praia Grande. Em 2011, sagrou-se tricampeã paulista (2009, 2010 e 2011), campeã do estadual do interior e regional; e da fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, os Joguinhos.
Em 2010, Tawany sagrou-se bicampeã da Olimpíada Brasileira Escolar sub-15. Conquistou outro feito inédito para o esporte local: o tricampeonato paulista estudantil sub-18 (2008, 2009 e 2010). Venceu o Campeonato Sul-Brasileiro, as Copas São Paulo, Revelação, Virada Esportiva. Foi também, vice-campeã brasileira juvenil e da seletiva para o Campeonato Pan-Americano. Garantiu medalha de bronze na final estadual dos Jogos Abertos da Juventude sub-18.
Em 2009, obteve dois títulos continentais: o sul-americano pré-juvenil e o 15º Jogos Escolares Sul-Americanos. Foi campeã da Olimpíada Brasileira Escolar, bicampeã paulista estudantil (2008 e 2009), campeã paulista, estadual do interior, regional e de diversos torneios. Obteve o vice-campeonato nacional e a terceira colocação na Copa São Paulo. Em 2008, foi campeã paulista estudantil. Faturou medalha de prata no Sul-Brasileiro, Paulista, Estadual do Interior, Regional e dos Jogos Olímpicos Escolares.
Terceira colocada na Copa São Paulo. Em 2007 ficou com os ouros no Meeting Sul-Brasileiro, Regional e Estadual do Interior. Em 2006, venceu o certame regional, foi vice-campeã paulista e medalhista de bronze no Estadual do Interior. Em 2005, ganhou o Campeonato Regional e o Meeting Sul-Brasileiro. Tawany nasceu em São Caetano do Sul e mudou-se para Praia Grande com apenas um ano de idade. Reside no Bairro Jardim Leblon.
Satisfação - “Estou feliz pela convocação, recebi a noticia no final do treino e me emocionei junto aos meus técnicos e colegas de treino. Agradeço a todos que colaboram para que minha trajetória no judô chegasse a esse nível e agora vou intensificar mais ainda os treinamentos para representar bem minha cidade e meu país, quem sabe trazendo uma medalha, conto com a torcida e o apoio de todos para conseguir mais essa vitória.” acrescenta Tawany.
Para o Prof. João Carlos Ribeiro Manso Junior, Coordenador de Complementação Educacional, Esportes e Cultura nas Escolas da Secretaria de Educação, “A filosofia de unir o esporte e educação tem dado certo, o judô é fonte de aprendizagem e desenvolvimento humano. Sua prática pode acrescer novos valores aos alunos, além de oferecer-lhes um vasto repertório de movimentos corporais e principalmente de oportunidades, como seguir na carreira esportiva como atleta. Hoje temos espelhos fruto do nosso trabalho na cidade, isso motiva os profissionais e principalmente os iniciantes na modalidade, pois existe a certeza que podem chegar a qualquer lugar, basta muita dedicação e esforço”, disse o coordenador.
O secretário de Esportes, Juventude e Lazer, José Carlos de Souza, parabenizou a Tawany e a equipe de profissionais de Judô da cidade e ressaltou a importância da iniciativa da Prefeitura. “Esse resultado mostra o comprometimento da Administração Municipal em formar e revelar novos atletas. Pois talentos como a Tawany, marcam o trabalho de base que a Cidade realiza com os alunos do Programa”, elogiou.
Souza afirma ainda que os alunos que se destacarem no Programa SuperEscola poderão, futuramente, trilhar os mesmos caminhos da Tawany, defendendo a equipe praiagrandense de judô. "Quando atingem um grau mais avançado, eles passam para um novo estágio que é a seleção dos atletas que vão defender as cores da cidade, estado e até do país, através de muito trabalho com treinamentos específicos no ginásio de Judô", enfatizou o titular da pasta de Esportes.
SuperEscola - O Programa oferece aulas de Judô diariamente na Escola Municipal José Padin Mouta, (Rua Bororós, s/nº na Vila Tupi), nos horários manhã (das 8 ás 11horas) e tarde (das 13h30 ás 16h30), na Escola Municipal Carlos Roberto Dias, (Rua Duque de Caxias nº 999, Boqueirão) as aulas acontecem no período noturno (das 18h ás 21h) no Ginásio Caiçara (Rua João Piedade Gomes, Nº30, Caiçara) o horário noturno (das 18 ás 21h) e no Ginásio Sejel (Avenida Ministro Marcos Freire, 33579, Bairro Tupi) o horários são manhã (das 8 às 11 horas), tarde (das 13 às 16 horas, das 16 às 18 horas) e noite (das 18 às 20 horas e das 20 às 22 horas) para alunos matriculados em escolas municipais, estaduais e particulares de Praia Grande. Os alunos contam com a orientação dos Técnicos Pedagógicos Desportivos: Alberto Bittencourt, Daniel Marques, Carlos Leonardo, Danusa Shira, Felipe Amorim, Rodrigo de Mattos e Denison Soldani.
Por: Departamento de Comunicação Social de Praia Grande
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!