A judoca de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel - e Educação – Seduc), Tawany Gianelo da Silva, 15 anos, sagrou-se bicampeã da Copa Revelação, categoria juvenil (15 e 16 anos). A competição, realizada no último domingo (17), ocorreu no Ginásio do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, Capital.
Tawany também faturou o bicampeonato do troféu de melhor ippon (golpe perfeito do judô). E mais. Foi considerada pela organização da Copa, uma das duas melhores atletas do certame, sendo premiada com viagem para Paris, na França, onde em assiste o Campeonato Mundial de Judô Adulto.
Organizado pela Associação Branco Zanol de Judô, o campeonato teve apoio do vereador Aurélio Miguel (através de emenda parlamentar), Secretaria de Esporte Lazer e Turismo de São Paulo (SELT), Federação Paulista (FPJ) e Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
Integrantes das Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Educação (Seduc) não escondem a satisfação ao saber que a judoca Tawany Gianelo da Silva, foi convocada para disputar o Campeonato Mundial de Judô sub-17 e ainda após o bicampeonato na Copa Revelação foi premiada como a melhor atleta da Copa Revelação. Pela primeira vez na história, uma judoca da Cidade está entre as melhores do planeta.
“A gente se emociona porque viu este trabalho começar”, relata o secretário de esportes, José Carlos de Souza. “Em 2002, na Escola Municipal José Padin Mouta, o professor João Carlos Ribeiro Manso montou uma escolinha da modalidade como atividade extra-educacional. Em pouco tempo, já eram mais de 200 praticantes. Depois, a escolinha virou Programa SuperEscola e origina momentos históricos para o esporte praiagrandense. A Tawany vai nos representar em uma Olímpiada, tenho certeza disso”, afirmou o secretário.
O coordenador de Complementação Educacional, Esporte e Cultura da Seduc, professor João Carlos Ribeiro Manso, não esconde a felicidade. “É uma atleta especial por que a gente a viu crescer e se desenvolver na modalidade. Mais do que uma vitoriosa, a Tawany se tornou uma grande pessoa, uma ótima cidadã e uma aluna aplicada. É um grande exemplo da utilidade do SuperEscola”, afirmou o professor.
O Técnico Desportivo Pedagógico, Carlos Leonardo Borges da Silva, é só elogios à pupila. “A Tawany tem talento nato para o judô. Ela é dedicada e esforçada nos treinamentos. Toda nossa equipe de técnicos está curtindo este momento único. Quando um atleta atinge este nível mostra que nosso trabalho está frutificando. Estamos muito felizes”.
Fera – “Foi difícil conter a emoção porque lutei muito para chegar neste momento”, afirmou Tawany. “A hora agora é de treinar ainda mais forte para chegar no Mundial com condições de conquistar uma medalha. Agradeço o apoio da minha equipe, técnicos, família e amigos que enfrentaram bons e maus momentos ao longo da minha carreira. Estou vivendo um sonho”.
Currículo – Tawany é a primeira judoca de Praia Grande convocada para disputar uma edição de Campeonato Mundial. Ela luta de 11 a 14 de agosto, no Mundial sub-17, que ocorre em Kiev, na Ucrânia. A judoca começou nesta temporada a escrever o nome no quimono verde e amarelo. Em março, ela fez história ao vencer o Torneio Internacional de Thuringia, na Alemanha, sendo a única atleta do país a ganhar medalha de ouro na etapa do Circuito Europeu Juvenil.
Em junho, venceu a seletiva nacional classificatória para o Campeonato Pan-Americano sub-17, que ocorre em setembro, no Panamá. Campeã brasileira 2011, a jovem Tawany tem sido destaque entre os atletas de Praia Grande. Sagrou-se tricampeã paulista (2009, 2010 e 2011), campeã do estadual do interior e regional; e da fase regional dos Jogos Abertos da Juventude, os Joguinhos.
Em 2010, Tawany sagrou-se bicampeã da Olimpíada Brasileira Escolar sub-15. Conquistou outro feito inédito para o esporte local: o tricampeonato paulista estudantil sub-18 (2008, 2009 e 2010). Venceu o Campeonato Sul-Brasileiro, as Copas São Paulo, Revelação. Foi também, vice-campeã brasileira juvenil e da seletiva para o Campeonato Pan-Americano. Garantiu medalha de bronze na final estadual dos Jogos Abertos da Juventude sub-18.
Em 2009, obteve dois títulos continentais: o sul-americano pré-juvenil e o 15º Jogos Escolares Sul-Americanos. Foi campeã da Olimpíada Brasileira Escolar, bicampeã paulista estudantil (2008 e 2009), campeã paulista, estadual do interior, regional e de diversos Torneios. Obteve o vice-campeonato nacional e a terceira colocação na Copa São Paulo. Em 2008, foi campeã paulista estudantil. Faturou medalha de prata no Sul-Brasileiro, Paulista, Estadual do Interior, Regional e dos Jogos Olímpicos Escolares.
Terceira colocada na Copa São Paulo. Em 2007 ficou com os ouros no Meeting Sul-Brasileiro, Regional e Estadual do Interior. Em 2006, venceu o certame regional, foi vice-campeã paulista e medalhista de bronze no Estadual do Interior. Em 2005, ganhou o Campeonato Regional e o Meeting Sul-Brasileiro. Tawany nasceu em São Caetano do Sul e mudou-se para Praia Grande com apenas um ano de idade. Reside no Bairro Anhanguera (Jardim Leblon).
Treinos – A equipe de judô da Cidade nasceu de parceria entre as Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Educação (Seduc). Os grupos, masculino e feminino, de Praia Grande treinam de segunda a sexta-feira, das 15 às 22 horas, no Centro de Treinamento de Judô (Avenida Ministro Marcos Freire, 33579, Bairro Tupi).
Por: Fabrício Tinêo - Assessoria de Imprensa da prefeitura de Praia Grande
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!