O judô brasileiro conquistou duas medalhas inéditas nesta sexta-feira, terceiro dia de disputa individual do judô nos Jogos Mundiais Militares. Maria Portela (70kg) e Leandro Guilheiro (81kg) foram ouro na competição que acontece no Rio de Janeiro e reúne os principais judocas militares do mundo. Com o resultado, o Brasil soma nove medalhas no evento, sendo quatro de ouro, três pratas e dois bronzes.
Os ouros individuais de Maria e Leandro são inéditos para o judô militar brasileiro. Até 2011, o judô militar tinha seis medalhas em Jogos Mundiais Militares. Em 2007, na Índia, João Gabriel Schlittler (+100kg) foi prata, enquanto Hugo Pessanha (90kg) ficou com o bronze. Em 1999, Fúlvio Miyata (60kg) e Sebastian Pereira (73kg) conquistaram mais dois bronzes para o Brasil. Em 1995, Gleyson Alves (60kg) e Alexander Guedes (78kg) foram bronze.
Maria Portela classificou a conquista como a mais importante da carreira.
"É o título mais importante que já conquistei na minha carreira. Um título mundial é especial para qualquer atleta. Estou muito feliz com este resultado, fruto de um trabalho muito bem feito pela comissão técnica e da união das atletas", diz Maria Portela.
Dono de duas medalhas olímpicas, Leandro Guilheiro também destacou a importância do título militar.
"Meu foco é voltado para cada competição. E, por lutar em casa, sempre existe um pouco de pressão. Estou satisfeito de ter conseguido cumprir minha missão de conquistar a medalha de ouro no individual e ajudar meus companheiros no título por equipes. Agora é pensar num ouro mundial, o civíl, que vai acontecer em agosto na França. É o evento que mais conta pontos no ranking para as olimpíadas de Londres 2012 e é importante no meu planejamento", afirma Guilheiro.
Para ficar com a medalha de ouro, Leandro Guilheiro venceu o italiano Giovanni Carollo, por ippon, enquanto Maria Portela bateu a eslovena Rasa Sraka, que venceu Maria em 2009 no Campeonato Mundial de Rotterdã.
Os Jogos Mundiais Militares continuam neste sábado, com o último dia de disputa do judô. Entram no tatame Luciano Corrêa (100kg), Rafael Silva (+100kg), Natália Bordginon (78kg) e Maria Suellen (+78kg).
Por: Media Guide Comunicação - CBJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!