sábado, 15 de agosto de 2015

Judô brasileiro encerra participação no Parapan Toronto 2015 com mais cinco pódios


Judô brasileiro encerrou participação nos Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015 com sete medalhas válidas sendo duas de ouro, duas de prata e três de bronze. Outros três ouros, uma prata e um bronze não contaram para o quadro de medalhas porque só três atletas disputaram cada uma das categorias. Nesta sexta, último dia de competição, vieram mais cinco pódios dos quais apenas quatro valeram: ouro para Deanne Almeida (+70kg), pratas com Alana Maldonado (70kg) e Wilians Silva (+100kg) e bronzes com Arthur Cavalcante (100kg) e Antônio Tenório (90kg).

A maioria das disputas foi feita na forma de rodízio todos contra todos. A peso pesado Deanne Almeida venceu as norte-americanas Sarah Luna e Sarah Chung por ippon e garantiu a medalha de ouro. Por só ter três, essa conquista não contabilizou no quadro de medalhas.

Já Wilians precisou fazer quatro lutas para chegar à medalha. Venceu três adversários – o venezuelano William Monteiro e os norte-americanos Robert Anderson e Steven Mulhern – por ippon. Na disputa do ouro, não resistiu ao cubano Yangaliny Jimenez e ficou com a prata.

Alana Maldonado (70kg) fez um combate a menos para conquistar a prata. Ela começou perdendo para a mexicana Lenia Ruvalcaba mas se recuperou e nas lutas seguintes superou a venezuelana Naomi Suazo e a norte-americana Christella Garcia por ippon.

Arthur Cavalcante (100kg) perdeu para o cubano Yordani Fernandez e para o norte-americano Myles Porter mas se garantiu no pódio com uma vitória por ippon Benjamin Goodrich (EUA).

A única categoria no encerramento do judô no Parapan disputa em forma de chave foi a médio. O multimedalhista Antônio Tenório, tetracampeão olímpico, fez três lutas na competição. Nas quartas-de-final, venceu o canadense Tony Walby  na diferença de punições mas perdeu a semifinal para o argentino Jorge Lencina. Na disputa do bronze, ippon sobre o venezuelano Hector Spinoza.

O Brasil conquistou outros três medalhas no primeiro dia da competição: ouros para Michele Ferreira (52kg) e Karla Cardoso (48kg) e bronze com Luiza Oliano (48kg). Nesta quinta, 13 de agosto, Abner Nascimento (73kg) e Lúcia Araújo (57kg) foram ouro, Victoria Santos (63kg) ficou com a prata e Harlley Arruda (81kg) conquistou o bronze.

Além de Deanne, os pódios de Karla, Luiza, Lúcia e Victoria não contaram para o somatório final de medalhas. Mesmo assim, o Brasil ficou à frente dos adversários, seguido de Cuba (5 medalhas, duas de ouro, duas de prata e um de bronze) e México (duas medalhas de ouro).

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada