domingo, 23 de agosto de 2015

Campeonato Brasileiro Sub 23 é marcado por superação entre disputas de alto nível.


O Campeonato Brasileiro Sub 23 conheceu seus primeiros campeões no sábado, 22 de agosto, dia em que atletas de seis categorias brigaram por medalhas no ginásio do Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador-BA.

No feminino, Natasha Ferreira (44kg/PR), Bianca Lara (48kg/SP), Jéssica Pereira (52kg/RJ), Layana Colman (57kg/MS), Danielle Karla Oliveira (63kg/RJ) e Bruna Silva (70kg/RS) subiram no lugar mais alto do pódio. 

A peso leve sul-matogrossense fez uma das finais mais emocionantes do dia. Gilmara Prudência (57kg/SP) vencia o combate, mas a dois segundos do fim Layana conseguiu encaixar o golpe perfeito e vencer a competição. 

"Um atleta não é feito num grande clube ou numa grande academia. Ele é feito de algo que tem dentro dele. Hoje essa frase me inspirou muito e quando olhei pro placar e vi que só faltavam dois segundos falei: vou entrar porque é minha última chance. Consegui jogar, mas só consegui comemorar depois que o árbitro apontou o ippon simultâneo para mim. Fiquei muito feliz", comentou judoca que é também campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014. 

O masculino começou com as vitórias de Jonhathan Freitas (55kg/SP) e Douglas Sena (60kg/SP) na parte da manhã e teve também Lucas Bernardo (66kg/SP), Thelmo Gomes (73kg/RJ), Ricardo Serrão (81kg/MG) e André Humberto (90kg/MG) como campeões do dia.

O peso meio-leve (66kg) foi um dos destaques, vencendo dois judocas da seleção brasileira principal para ficar com o ouro. Na semifinal, Lucas superou Ricardo Santos Jr (MG), medalhista de bronze no último Campeonato Mundial Júnior, em 2014, e na final foi melhor do que o pernambucano Gabriel Pinheiro.

Bahia sobe ao pódio com bronze de Mayara Oliveira (52kg)

Os anfitriões, que neste campeonato têm uma delegação de 16 judocas, o máximo possível, viu uma delas subir ao pódio na tarde deste sábado. A meio-leve Mayara Oliveira, baiana de Xique-xique, fez a festa da animada torcida local ao derrotar Carolina Leite, de Santa Catarina, na disputa pelo bronze, garantindo a primeira medalha para o estado na competição.

"Me sinto realmente em casa lutando aqui e não fico mais ansiosa como ficava antes, porque sei que a torcida está do meu lado. Tem quatro meses que eu venho fazendo uma preparação específica para essa competição junto com meu técnico, Maicon França, e é para ele que eu dedico essa medalha. Queria que fosse o ouro mas estou feliz com o bronze também", comemorou a judoca.

Com judô em alto nível e disputas eletrizantes, o Campeonato Brasileiro Sub 23 chegou ao fim na manhã deste domingo, 23 de agosto, com mais quatro campeões. Isadora Pereira (78kg/MG) e Priscila Souza (+78kg/MT) levaram o ouro entre as meninas, enquanto Lucas Brito (100kg/DF) e Hugo Praxedes (+100kg/SP) foram os melhores do masculino. No geral feminino, o Rio de Janeiro ficou em primeiro com dois ouros, uma prata e dois bronzes e São Paulo venceu no masculino, com quatro ouros e três bronzes.  

A meio-pesado de Minas Gerais conta que esse ouro teve um gostinho especial. O Brasileiro Sub 23 foi a segunda competição forte que ela disputou desde que se recuperou de uma lesão do ligamento cruzado anterior no joelho que a deixou cinco meses fora dos tatames. A judoca já havia conquistado o bronze no Troféu Brasil deste ano e chegou mais motivada ainda para o Brasileiro. 

"Eu tinha colocado essa competição como um dos meus objetivos desde que eu voltei da lesão. Fiquei cinco meses afastada consegui o pódio no Troféu Brasil e a confiança aumentou para esse Brasileiro", disse sem conseguir conter as lágrimas. 

Na final, Isadora precisou se superar mais uma vez. Abriu vantagem sobre Beatriz Oliveira (SP), sofreu o revés com um wazari da paulista, mas, com sucessivos ataques, conseguiu levar a adversária à quarta punição, vencendo, assim, o combate.

O meio-pesado masculino também teve uma história de superação protagonizada pelo campeão Lucas Brito, do Distrito Federal. Na execução de um golpe que lhe rendeu um yuko contra Gabriel Amaral (SC), Lucas bateu a cabeça no chão e, por um momento, achou que não daria para continuar. Mas, ele não desistiu, controlou o combate e saiu vitorioso depois de bater na trave quatro vezes no Brasileiro. 

"Foi o momento mais difícil da luta, porque eu me controlei para não desmaiar e não ser desclassificado", conta. "Eu já fui prata quatro vezes, não conseguia vencer essa competição, mas hoje, apesar de ter batido a cabeça, ela foi o diferencial. Meu psicológico está mais forte e, por isso, vim muito mais motivado."

Veja abaixo os resultados:

Masculino
Super Ligeiro (55kg):
1º Jonathan Freitas (SP)
2º Marco Feitosa (DF)
3º Mayons Brito (TO)
3º Cândido Teixeira (AM)

Ligeiro (60kg):
1º Douglas Sena (SP)
2º Victor Kaminari (SC)
3º Gabriel Silva (MG)
3º Alexandre Santos (DF)

Meio-leve (66kg)
1º Lucas Bernardo (SP)
2º Gabriel Pinheiro (PE)
3º Ricardo Santos Jr (MG)
3º Welington Rezende (MT)

Leve (73kg)
1º Thelmo Gomes (RJ)
2º João Sobrinho (PI)
3º Luis Nogueira Filho (PA)
3º Fernando Ramos (MG)

Meio-médio (81kg)
1º Ricardo Serrão (MG)
2º Edu Lowgan (SE)
3º Iuri Rocha (SP)
3º Matheus Assis (PR)

Médio (90kg)
1º André Humberto (MG)
2º Ruan Barros (MT)
3º Gabriel Oliveira (SP)
3º Romario Silva (SC)
Meio-pesado (100kg)
1º Lucas Brito (DF)
2º Gabriel Amaral (SC)
3º Caio Melo (SP)
3º Tiago Souza (MG)

Pesado (+100kg)
1º Hugo Praxedes (SP)
2º Vitor Cruz (SE)
3º Agner Quintanilha (MT)
3º Geraldo Costa (PA)


Feminino
Super Ligeiro (44kg):
1º Natasha Ferreira (PR)
2º Amanda Lima (PE)
3º Amanda Arraes (RO)
3º Sara Sousa (DF)

Ligeiro (48kg):
1º Bianca Lara (SP)
2º Brenda Gonçalves (RJ)
3º Jennifer Nunes (RS)
3º Lilian Lopes (PI)

Meio-leve (52kg)
1º Jéssica Pereira (RJ)
2º Maria Taba (AM)
3º Mayara Oliveira (BA)
3º Nicole Franzoi (RS)

Leve (57kg)
1º Layana Colman (MS)
2º Gilmara Prudêncio (SP)
3º Manoella Costa (RS)
3º Kamilla Silva (MG)

Meio-médio (63kg)
1º Danielle Karla Oliveira (RJ)
2º Thayane Santos (DF)
3º Yanka Pascoalino (SP)
3º Erika Ferreira (CE)

Médio (70kg)
1º Bruna Silva (RS)
2º Aghata Pascoalino (SP)
3º Gabrielle Gonçalves (RJ)
3º Ennilara Silva (TO)

Meio-pesado (78kg)
1º Isadora Pereira (MG)
2º Beatriz Oliveira (SP)
3º Ana Camargo (PR)
3º Gabrielle de Melo (RJ)

Pesado (+78kg)
1º Priscila Souza (MT)
2º Letícia Santos (PR)
3º Rebeca Miranda (MS)
3º Agatha Silva (SP)

Clique aqui e confira fotos da competição. 

Crédito: Lara Monsores/CBJ 
Por: Assessoria de imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada