sábado, 28 de setembro de 2013

Ketleyn Quadros, Alex Pombo e Mariana Barros são ouro no primeiro dia do GP de Almaty


Dos doze brasileiros que foram ao Cazaquistão, sete subiram aos tatames neste sábado. Com cinco medalhas conquistadas – sendo três ouros, uma prata e um bronze -, o Brasil termina o dia como líder do quadro geral de medalhas.

Logo no primeiro dia de competições o Brasil já emplacou três medalhas douradas: com Ketleyn Quadros (57kg), Alex Pombo (73kg) e Mariana Barros (63kg). Ketleyn (Minas Tênis Clube/MG) dominou a categoria. A medalhista olímpica de Pequim 2008 aplicou ippon nas duas primeiras lutas, contra a cazaque Anna Starchenko e a ucraniana Shushana Hevondian, após, em ambas, já estar vencendo por yuko. Na decisão, imobilizou a brasileira naturalizada israelense Camila Minakawa e garantiu a medalha de ouro. Na categoria até 73kg, Alex Pombo (Minas Tênis Clube/MG) começou com um combate duro ante o uzbeque Alisher Hudayberdiev, o qual venceu por um yuko. Na semifinal, bem como na decisão, não deu chances aos adversários Bekzat Manasbayev, do Uzbequistão, e Odbayar Ganbaatar, da Mongólia, vencendo ambos por ippon e garantindo mais um soar do hino nacional brasileiro. 


O último ouro do dia veio na dobradinha da categoria 63kg. As Marianas Barros e Silva trilharam um caminho de vitórias na competição, o que fez com que as duas se encontrassem na decisão. Mariana Barros (Palmeiras/Mogi/SP) estreou passando pela cazaque Anara Zhumabayeva por ippon após já ter aplicado três yukos. Em seguida, sofreu um yuko, mas aplicou wazari e conseguiu a vitória ante a eslovena Nina Milosevic. Já Mariana Silva (Minas Tênis Clube/MG) fez sua primeira luta contra a quirguiz Meerim Momunova, onde aplicou um yuko e um wazari, antes de vencer por ippon. Na semifinal, novo ippon: agora sobre a cazaque Marian Urdabayeva. As brasileiras, então, se enfrentaram na decisão, como Mariana Barros vencendo por ippon e ficando com o ouro, enquanto Mariana Silva colocou a medalha de prata no peito. 

A outra medalha do dia veio com Raquel Silva (52kg). A atleta do Instituto Reação/RJ debutou vencendo por ippon a ucraniana Mariia Buiok, mas na semifinal acabou sendo superada pela belga Ilse Heylen e, para conquistar a medalha de bronze, venceu por novo ippon a cazaque Olessya Kutsenko.

“A competição não é a mais forte tecnicamente, mas os atletas souberam lidar bem com o favoritismo e conquistaram as medalhas. Neste primeiro dia a sensação é de dever cumprido. Para amanhã, a expectativa é que consigamos algumas medalhas, também. Temos atletas fortes para lutar”, analisou o gestor de alto rendimento da CBJ, Ney Wilson.
Diego Santos (60kg, Sogipa/RS) estreou venceendo o russo Aram Grygorian, porém perdeu nas semifinais para o cazaque Yeldos Smetov por dois yukos e, na disputa pelo bronze, voltou a cair por yuko, dessa vez um para o também cazaque Rustam Ibrayev.
Leandro Cunha (66kg, ADPM São José/SP) não chegou às disputas de medalha. Em seu debute, o vice-campeão mundial de 2010 acabou sendo jogado por ippon pelo uzbeque Oybek Ashurov.

Amanhã, será a vez das classes 70kg, 78kg, +78kg, 81kg, 90kg, 100kg e +100kg também a partir da uma hora e, às 8, disputam suas finais. Eduardo Bettoni assiste ao embate entre o ucraniano Vadym Synyavsky e o cazaque Aibol Aitbek para conhecer seu primeiro oponente. Também nas quartas de final, Nádia Merli e Bárbara Timo, ambas da categoria médio (70kg), podem se digladiar nas semifinais. Nádia encara a quirguiz Aizhanul Kadyrbekova ou Dilbar Umiraliyeva; já Bárbara pode enfrentar a russa Irina Sordiya ou a cazaque Perizat Zhakypbekova, em sua luta de estreia. Na categoria meio pesado, Rafael Buzacarini aguarda o confronto entre o tadjique Parviz Sobirov e o cazaque Adam Bogatyrev para saber quem é seu primeiro adversário. E entre os pesados (+100kg), David Moura, cabeça-de-chave número um, assiste ao embate entre o uzbeque Dilmurod Makhmudov e o cazaque Saulet Abussalikhov para conhecer seu oponente número um. 

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada