Foco. É esta a palavra que resume a trajetória do judoca Felipe de Melo, esportista sergipano do Bolsa Atleta que acaba de conquistar a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Sub-15 de Judô, realizado nos dias 21 e 22 de setembro em Porto Velho, Rondônia. O Bolsa Atleta é um programa de incentivo e apoio desenvolvido pela Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp).
Aos 14 anos, oito deles dedicados ao esporte, Felipe é um destes talentos natos com potencial em pleno desenvolvimento. Campeão Regional em 2010 e 2013 e Campeão Sulamericano e Internacional em 2010, o jovem chegou à competição mais importante do ano, o brasileirão, se sentindo confiante. "Eu me preparei bastante e tive um treinamento bastante específico. Consegui o objetivo de controlar o nervosismo, manter a calma, e me saí bem", diz.
O discurso com ares de gente grande do adolescente, que ainda está no 9º ano do Ensino Fundamental, tem toda uma razão de ser. Treinando cinco vezes por semana e seguindo uma rotina rígida, o cotidiano do judoca está longe de ser fácil. Ele, que em julho passou cerca de 22 dias entre São Paulo e Minas Gerais em um intenso treinamento no Centro de Excelência de Judô da América Latina, e que foi aprovado em um teste para residir no local, também é faixa amarela em jiu-jitsu e conta com uma equipe especial que o acompanha.
"Treino o máximo possível para ter uma visão mais ampla do que tenho de melhor e pior como esportista. Fazer jiu-jitsu Ccom o Prof. Thiago Nunes da Gatias GFTeam, por exemplo, melhora o meu desempenho dentro do próprio judô, por que ajuda na criação de novas estratégias de chão, algo que às vezes pode ser determinante numa luta. Por isso é que busco me esforçar cada vez mais, por que sei que desse jeito vou me desenvolver", fala.
Além do apoio de profissionais como Marcos Andrade, treinador, Paulo Edvaldo, Laos Rocha, Crassus e Oligário, o atleta também conta há dois anos com o incentivo do Bolsa Atleta. "O bolsa me ajuda muito nas despesas gerais, como alimentação e viagens, além de me oferecer um suporte muito bom com o ProTec, que disponibiliza ótimos nutricionistas. Sem falar na motivação que tenho para permanecer e crescer dentro do próprio programa", analisa. O ProTec, é um programa de acompanhamento de atletas de alto rendimento também desenvolvido pela Universidade Federal de Sergipe em parceria com a Sejesp.
Mas ninguém vivencia tão de perto a trajetória do atleta como o seu pai, Luiz Alberto. "Nós buscamos o apoiá-lo incondicionalmente, principalmente por que ele gosta do esporte, e sempre o motivamos de maneiras diferentes, até por que há uma grande diferença entre pressão e incentivo. Mesmo ele sendo tão jovem, colecionamos muitas histórias e amigos, e de certa forma essa conquista recente é um reconhecimento de todo esforço. E a todos aqueles que colaboraram, e foram muitos, nós agradecemos", conclui.
E mesmo em clima de comemoração, Felipe, que obteve ótimos resultados nos maiores e mais importantes evento do ano, ainda não pensa em parar por enquanto. O próximo passo? "O Campeonato Sergipano, que acontece em outubro", aposta o jovem, exibindo um sorriso quase infantil num rosto marcado por cicatrizes adultas.
Por: Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte- Sejesp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!