O judô transmite valores como disciplina, respeito e comprometimento. E são esses ensinamentos que o duas vezes medalhista olímpico - prata em Sidney 2000 e bronze em Pequim 2008 - Tiago Camilo está passando para crianças e jovens de baixa renda em Paraisópolis, uma das maiores comunidades de São Paulo com cerca de 100 mil habitantes.
“Rodei muito o Brasil e sei as dificuldades e problema sociais que encontramos no país. A minha ferramenta para tentar mudar essa situação é o esporte, é o judô. Meu sonho é poder passar tudo que eu aprendi para outras pessoas”, disse Tiago.
O "Judô com Tiago Camilo" é um dos projetos sociais desenvolvidos dentro da comunidade e que serão apresentados no dia 21 de setembro no CEU Paraisópolis, às 17 horas, durante a “Semana de Paraisópolis”, que promove ainda atividades que envolvem música, teatro, dança e arte.
Iniciado em junho de 2012, o projeto é uma parceira entre o Instituto Tiago Camilo e a União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP) e atende cerca de 200 crianças e jovens, meninos e meninas, com idade entre 6 e 17 anos, moradores da comunidade. O pré-requisito para ingressar no projeto é ter vontade de conhecer o esporte e estar matriculado na escola.
A iniciativa visa incentivar a prática do esporte como meio de apoio ao desenvolvimento psicomotor, social e educacional. Atendendo especialmente o público em situação de vulnerabilidade social, com a prática do Judô no contraturno escolar, o "Judô com Tiago Camilo" enquadra-se na área de educação complementar pelo desenvolvimento integral da criança em todos os aspectos. O objetivo não é estimular a competição mas sim a socialização através do esporte.
Em seu 5º ano consecutivo, a Semana de Paraisópolis proporciona a realização de diversas atividades de caráter cultural, desportivo e ecológico. A Semana conta com uma programação extensa e inclusiva que, além de divulgar os projetos em andamento na comunidade, sensibiliza a população sobre a importância da cultura.
Por: Assessoria de Imprensa da CBJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!