quinta-feira, 3 de março de 2022

Judoca Daria Bobrikova nascida na Rússia, vivendo na Ucrânia


Daria Bobrikova (26) foi uma judoca que lutou pela Rússia até 2019. Devido à guerra ela desembarcou em uma posição muito difícil. 
Ela mora na Ucrânia e se casou com o judoca Bogdan Iadov em 2020.

A ex-integrante da seleção russa conheceu Iadov em um torneio em Paris em 2019. Ela é ex-campeã russa júnior e conquistou medalhas nacionais russas em cada categoria de idade. Ela competiu na maioria dos Campeonatos Europeus e Mundiais como cadete e júnior. Em 2018, ela se tornou campeã russa sênior em sua categoria U52kg. Ela colecionou medalhas em Copas da Europa e depois de uma temporada consistente estreou no Grand Slam em Tóquio. Em 2018 e 2019, ela competiu na maioria dos eventos de Grand Slams e Grand Prix e teve uma luta por medalhas no Grand Slam de Ekaterinburg.


Bobrikova: “Eu realmente queria continuar competindo, mas os treinadores da seleção nacional e da Federação Russa de Judô se recusaram a me dar essa oportunidade e não esperei três anos de suspensão. 
Portanto, fui forçado a parar de praticar judô ativamente. Era meu trabalho. Não sou militar, judô era minha ocupação. Em 2019, quando decidi me mudar para a Ucrânia, rompi com todas as estruturas.

Depois do que aconteceu nestas semanas na Ucrânia, não posso regressar à Federação Russa. Agora, minha terra natal é a Ucrânia, depois que me casei, nunca estive na Rússia. Agora estou em uma posição e ficaria feliz em ajudar o povo ucraniano como voluntário.


Meu marido Bogdan e eu moramos em Kiev, no distrito de Goloseevsky. 
Quando a Rússia começou a guerra, fui para Krivoy Rog para os pais de Bogdan e agora estou aqui.

É uma situação muito complexa, também meus amigos na Rússia estão divididos. Há amigos que se arriscam sabendo o quão perigoso é na Rússia. Outros simplesmente simpatizam, mas têm medo de expressar publicamente sua opinião. Há muitas pessoas que acreditam na propaganda que é mostrada na TV russa.

Em geral, fui muito bem recebido na Ucrânia. Antes de voar pela primeira vez, eu estava muito preocupado porque sou russo, e então já havia uma guerra no Donbass desde 2014. Os ucranianos são pessoas gentis, não há fascistas e nazistas aqui. Agora estou aprendendo ucraniano, mas quando não entendo alguma coisa, as pessoas calmamente mudam para o russo e se comunicam comigo.

Através das minhas redes sociais tento garantir que todos vejam a verdade. Quanto a Bogdan e seus amigos, tudo está claro aqui, todos eles amam a Ucrânia! Nenhum deles quer ver o mundo russo aqui.

Claro que nossas famílias estão preocupadas, chorando e torcendo para que tudo acabe logo. Eu realmente sinto o ódio pelo governo russo que desencadeou esta guerra.


A família de Bogdan e todos os seus amigos me receberam calorosamente, por esses 2 anos eu me apaixonei pela Ucrânia e pelo povo ucraniano!”

Daria Bobrikova (26) lutou contra os melhores atletas do mundo em sua classe: Distria Krasniqi, Chelsie Giles, Amandine Buchard, Natalia Kuziutina, Natsumi Tsunoda, Charline van Snick, Gefen Primo, para citar alguns medalhistas mundiais e olímpicos.

O campeão ucraniano Bogdan Iadov (25) conquistou vários títulos juvenis e seniores esteve em duas finais do Campeonato Europeu como cadete e júnior e conquistou uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude em uma final contra Hifumi Abe. Em 2017 venceu o seu primeiro Europeu sénior, em Katowice. Conquistou medalhas de bronze nos Grand Slams de Baku, Abu Dhabi e este ano em Tel Aviv e bronze no Grande Prêmio de Portugal em janeiro. Ele é o sucessor de seu amigo e lenda do judô Georgii Zantaraia. Bogdan fazia parte da equipe internacional JudoInside.

Por: JudoInside


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada