terça-feira, 1 de março de 2022

Federações lutam com o difícil processo de romper laços com a Rússia


O judô é duramente atingido pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Isso envergonhou seriamente a Federação Internacional de Judô (IJF) devido aos seus laços tradicionais com Vladimir Putin e sua comitiva de judô.

Ainda assim, a FIJ teve a coragem de suspender Putin de seu título de presidente honorário, por exemplo, suspendê-lo, sugerindo que Putin pode voltar um dia, mas essa chance parece muito pequena depois de suas últimas ameaças e ações. Uma ruptura total, portanto, teria sido mais óbvia. Putin foi destituído de seu grau de Dan pela Federação de Taekwondo. Ele foi premiado com o 8º Dan em Judô em outubro de 2012. Ele era presidente honorário desde 2008.

O sinal do COI e da FIJ foi claro, a União Européia de Judô (EJU) também teve que seguir e o presidente russo Sergey Soloveychik ofereceu sua renúncia no domingo. Soloveychik, que também é vice-presidente da FIJ, ainda está nessa posição no site da FIJ.

Além de sua posição na IJF, Soloveychik também é vice-presidente da Federação Russa de Judô junto com Arkady Rotenberg. Os irmãos Rotenberg cresceram com Putin em São Petersburgo e foram seus parceiros de treinamento no clube de judô de lá. A paixão de Putin pelas artes marciais, que são populares na Rússia, começou em São Petersburgo, que ele também perseguiu durante seus anos em Viena. Sob Putin, a Rússia tornou-se a principal judona da Europa. Com títulos olímpicos, títulos mundiais e principais eventos realizados na Rússia, como Campeonatos Europeus e Mundiais e Grand Slams realizados todos os anos desde o estabelecimento do IJF World Judo Tour em 2009. A edição deste ano em Kazan foi cancelada desde o início da guerra e apelo internacional do COI para cancelar todos os eventos esportivos na Rússia e na Bielorrússia.

Os irmãos Rotenberg (Arkady e Boris) fundaram o SMP Bank em 2001, apoiando a União Européia de Judô como patrocinador premium por mais de dez anos. Os irmãos se tornaram multimilionários por meio de seus interesses em construção (incluindo a Ponte da Crimeia), gasodutos e bancos. Arkady (70) vale US$ 3,3 bilhões até o momento, segundo a Forbes. Ambos os Rotenbergs foram e são alvo de sanções dos EUA e da Europa desde 2014. O irmão Boris (65) vale US$ 1,2 bilhão de acordo com a Forbes e com seu irmão mais velho Arkady co-proprietário do banco SMP. Recentemente, a EJU apresentou três patrocinadores do evento, todos russos. SMP, a empresa dos Rotenbergs, a empresa comercial Zerno Zavolzhya e a produtora de vídeo Fox Fly Film. É claro que qualquer tipo de comércio é afetado pelas sanções econômicas. O comércio e a construção de imagem através do esporte agora parecem complexos e duvidosos, as transferências são quase impossíveis e os laços com o SMP 'não estão concluídos' dadas todas as medidas internacionais no mundo do esporte.

As conexões do judô com a Rússia são extremamente sensíveis para atletas que agora estão banidos do esporte internacional. Duas vezes campeã mundial da Ucrânia e ícone do judô, Daria Bilodid , está fazendo um esforço público para incentivar os atletas russos a se oporem às políticas de Putin. Bilodid e seus companheiros de equipe, como o aposentado Georgii Zantaraia, estão agora com problemas maiores, pois seu país, casa e existência estão ameaçados.

O judô internacional ainda tem algum trabalho a fazer para romper os laços com a comitiva de Putin , embora os primeiros passos tenham sido dados, e no judô esses são passos gigantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada