quinta-feira, 10 de março de 2022

Autoridades de Brasil e Japão prestigiam o primeiro Workshop de Judô nas Escolas de 2022 promovido pela CBJ

Medalhista olímpico e mundial e professor da renomada Universidade de Tsukuba (Japão), Hirotaka Okada ministrou, nessa quarta-feira, 09, direto do seu dojô no Japão um seminário prático sobre a pedagogia do ensino de judô nas escolas japonesas para o público brasileiro. A primeira atividade de 2022 do projeto Judô nas Escolas promovida pela Confederação Brasileira de Judô em parceria com os governos do Japão e do Brasil aconteceu de forma totalmente online e remota e foi transmitido ao vivo gratuitamente pelo Canal Brasil Judô, no Youtube.  

Pelas autoridades presentes à cerimônia de abertura, percebe-se o grau de importância e prestígio da ação. O Japão teve como representantes a lenda do judô japonês, Yasuhiro Yamashita, presidente do Comitê Olímpico do Japão (JOC) e da All Japan Judo Federation (AJJF); o embaixador do Japão no Brasil, senhor Teiji Hayashi; Koji Murofushi, comissário da Japan Sports Agency; e por Hiroyuki Suzuki, primeiro secretário de publicidade e cultura da Embaixada do Japão no Brasil. 

Entre as autoridades brasileiras, participaram da cerimônia o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges; Helber Ricardo Vieira, secretário substituto de educação básica do Ministério da Educação; Daniel Dell`Aquila, presidente do Instituto Kodokan do Brasil; Thiara Bertoli, gerente de competições da CBJ; Matheus Theotônio, diretor de esportes do Comitê Brasileiro de Clubes; e a professora Silvana Nagai, representando os professores brasileiros que participaram do intercâmbio Brasil - Japão. Os presidentes de Federações estaduais de judô e membros dos Conselhos da CBJ também foram convidados e grande parte também presitigiou o evento.  

Em seu discurso de boas-vindas, o presidente da CBJ ressaltou a importância do projeto e o apoio das instituições envolvidas, além de anunciar a nova área de Educação na gestão da Confederação.  

Esse trabalho tem uma importância imensurável dentro do contexto do judô educacional razão pela qual a CBJ institui,  agora, em 2022, esse segmento próprio denominado Educação dentro das nossas fileiras para dar cada vez mais uma abrangência maior a essa formação e de uma maneira continuada. Esse programa proporcionou a 25 profissionais brasileiros irem ao Japão que trouxeram uma bagagem repleta no enfoque do Judô nas Escolas, uma troca muito importante e que despertou interesse do Ministério da Cidadania através da Secretaria Especial de Esporte e do nosso Ministério da Educação. Temos um enorme prazer de sermos parte desse movimento”, afirmou Silvio Acácio.  

Em seguida, em uma mensagem em vídeo, Yasuhiro Yamashita lembrou do memorando de cooperação mútua assinado entre os governos de Brasil e Japão e agradeceu ao Sensei Okada pela condução do seminário prático. 

“Sinto uma grande felicidade com a realização do curso através do on-line ligando o Brasil e o Japão. O presente projeto veio sendo realizado durante cinco anos desde 2017 como parte do programa Sport For Tomorrow. Este teve a iniciativa da realização de contribuição internacional pelo Japão após assinado com o Brasil o “Memorando de Entendimento sobre Cooperação Bilateral no Esporte”, em 2016. Devido ao impacto da nova infecção pelo coronavírus, a conferência deste ano será realizada on-line. E estamos trabalhando com as instituições para tornar o projeto mais frutífero. Gostaria de expressar nossa gratidão a todos os envolvidos em tornar este projeto possível e ao professor Hirotaka Okada, da Universidade de Tsukuba, que tem sido o principal responsável por este projeto. Espero sinceramente que as palestras e exercícios práticos levem à realização do objetivo deste projeto, que é introduzir o judô na educação pública brasileira, assim como a popularização do judô no Brasil”, resumiu Yamashita, que é campeão olímpico e tetracampeão mundial de judô.  

O secretário do MEC, Helber Vieira, relembrou os valores educacionais do judô e projetou iniciativas em políticas públicas que valorizem a educação física no currículo das escolas públicas brasileiras indicando que o judô poderá, sim, se beneficiar desse movimento.  

“O aprendizado do judô envolve respeito, honestidade, autocontrole, amizade, cortesia, honra, coragem e modéstia. São valores onde se fundamenta a formação do ser humano do século 21 que tem que desenvolver não apenas competências intelectuais, mas também valores para conviver em sociedade, razão de ser da educação. Pretendemos ainda neste ano lançar iniciativas que permitam que as escolas aprimorem a educação física dentro do currículo das escolas públicas brasileiras e eu tenho certeza que o próprio judô vai ser beneficiado também com essa ação nacional que está sendo planejada pelo Ministério da Educação”, pontuou.  

Já o embaixador Hayashi fez questão de destacar a forte relação do Brasil com o Japão por meio do judô, lembrando da participação da japonesa Yuko Fujii na equipe olímpica do Brasil nos Jogos de Tóquio e reforçou o memorando de cooperação entre os dois países.  

“O Japão e o Brasil vem promovendo a cooperação e o intercâmbio através do memorando de entendimento sobre a cooperação esportiva. Em se tratando em particular do judô, Japão e Brasil têm uma relação especial. Por exemplo, nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a técnica Yuko Fujii atuou como treinadora da equipe masculina do Brasil. O judô é um esporte originário do Japão, mas dizem que o Brasil ostenta o maior número de atletas do mundo. O judô é altamente qualificado por seus efeitos educacionais”, concluiu o diplomata.  

O seminário completo do Sensei Hirotaka Okada encontra-se disponível no Canal Brasil Judô e pode ser acessado, assistido e compartilhado por toda a comunidade de judocas brasileiros que queiram se aperfeiçoar tecnicamente. 

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada