sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Sally assina com a Suécia!


As questões sobre aposentadoria e futuras carreiras são numerosas e altamente carregadas, sempre. Para qualquer atleta de elite, em qualquer esporte, afastar-se da competição é desafiador, mesmo quando o momento e os motivos são perfeitos.

Apenas algumas semanas antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Sally Conway (GBR) anunciou sua aposentadoria. Do lado de fora parecia estranho, pois ela ainda estava ganhando grandes medalhas e estava qualificada para os Jogos, mas era o certo para ela. Com a tríplice coroa de medalhas no bolso, os europeus, os mundos e as Olimpíadas, ela estava pronta para explorar a próxima etapa de sua vida.

Ganhando uma medalha de bronze mundial em Tóquio, 2019

Então, com Tóquio se aproximando, Sally fez um aprendizado de treinadora com o Judo da Escócia, gostando de transformar toda a sua experiência como atleta nas ferramentas de treinamento mais afiadas. 

“Estou voltando para Bristol, na Inglaterra, para o Natal com a família. Vai ser emocionante, pois tenho muito o que comemorar e esperar ”, disse Sally.

“Eu estava aprendendo com o Judô Escócia, mas não havia uma função específica para mim ao final dos dois anos. Eu ainda estava feliz por concluí-lo, mas após 5-6 meses no cargo, Robert Eriksson entrou em contato com meu treinador, Billy Cusack, e continuou a partir daí. A princípio fiquei confuso, pois, quando ele me falou sobre isso, pensei que era Bill quem havia recebido o papel. Foi meio complicado, inesperado. Tem havido muita conversa nos últimos meses. É uma grande decisão e uma grande mudança para mim, mas que oportunidade incrível!

Vou me mudar para a Suécia em janeiro. Fui fazer uma visita na semana passada, para ver as instalações e conhecer pessoas. Começo oficialmente em 1º de janeiro, com um acampamento de 2 a 5 ”.

O principal dojo em Malmö

É uma grande mudança na vida em um período muito curto, de atleta olímpico a treinador aprendiz, a técnico sueco e administrar uma grande mudança para um novo país. 

“Não sou casado nem preciso conciliar a vida com filhos, neste momento. Não há empate e por isso tenho que aproveitar esta oportunidade. Você sabe, quando você fica confortável, as coisas não são tão orientadas para o crescimento. Estou muito confortável na Escócia e muito feliz, mas talvez seja hora de sair da minha zona de conforto novamente, agora como treinador ao invés de atleta. São os momentos em que descobrimos do que realmente somos capazes.

Serei um dos dois treinadores principais, trabalhando ao lado de Viktor Carlsson em Malmo, começando com 9 atletas e expandindo a oferta para 15 após o verão. Também irei conhecer os cadetes e juniores desde o início, para que essas relações possam se formar desde o início e tornar as transições para o judô sênior mais suaves para o judoca. "

Robert, Sally e Viktor

Robert é o treinador principal há 17 anos e mostrou o que a consistência pode alcançar. Ele agora é o Diretor de Desempenho e essa é a equipe de 3, com Robert liderando todo o planejamento. Estaremos no tatame com os jogadores dia após dia. Já estou com um sentimento muito bom, por todos os envolvidos e pelo lugar. ”

Sally está totalmente certa sobre a escolha desta nova vida, apesar dos nervos naturais e de algumas incertezas. Ela não está sozinha! Robert também é muito claro sobre o futuro da Suécia e o lugar de Sally nela: “Após minha aposentadoria como Treinador Principal, a Federação me nomeou Diretor de Alto Desempenho, com o objetivo de construir uma nova estrutura para a seleção da Suécia”.

Robert não hesitou em começar: “Uma peça importante na nova estrutura foi trazer um novo treinador. Procurava alguém que tivesse estado presente a nível internacional e que fosse também 'jovem' na sua vida de treinador. Eu também queria alguém com experiência de outra nação, para que pudéssemos ter uma mistura de novas ideias combinadas com a experiência de nossa equipe nacional.

Sally foi, para mim, uma grande combinação desde o início. Eu a conheço como atleta e ela tem competência e vontade de começar algo novo.

Depois de Tóquio, temos que estabelecer uma nova era com um objetivo de longo prazo e para isso agora temos 2 treinadores principais, com Sally focando em 2024 e Viktor Carlsson em 2028, mas eles trabalharão juntos, um com o outro e com nossos 4 treinadores nacionais treinadores. Trabalharei para apoiar a equipe técnica e a organização, para que possamos manter a linha até Los Angeles em 2028.

Estou muito feliz que Sally aceitou a posição e ela será, sem dúvida, uma grande inspiração para muitos atletas na Suécia. ”


Então o palco está montado e agora o que acontece na Suécia está nas mãos de uma nova equipe jovem e cheia de energia, pronta para enfrentar o mundo. 

Fotos: Gabriela Sabau e Emanuele Di Feliciantonio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada