Durante esta semana, a organização Paz e Esporte comemora sua premiação anual, em formato digital. Apesar da difícil situação devido à pandemia que prevalece em todo o mundo há quase dois anos, os programas de promoção da paz através do esporte continuam em todos os continentes, sem pausa.
Como um dos actores mais activos nesta área, o Instituto Português da Juventude e Desporto e a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto de Portugal receberam o Prémio 'Instituição do ano' Paz e Desporto pelo seu 'Plano Nacional de Ética no Desporto. '
O Prêmio Instituição do Ano Paz e Esporte premia um ente público (estado, governo, região, por exemplo), instituição esportiva ou empresa que conduza e / ou apóie um programa sustentável que contribua para o desenvolvimento da paz por meio do esporte.
O judô tem sido parte integrante do plano e tendo sido destacado no aplicativo de premiação e no vídeo promocional, parabenizamos calorosamente os vencedores pelo prêmio e também por compartilharem os valores do judô a um grande público em Portugal, um público que vai além do judô em si.
João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desportos de Portugal afirmou, “ O Plano Nacional de Ética no Desporto visa promover valores éticos como a verdade, o respeito, a responsabilidade, a amizade e a cooperação. O plano envolve toda a população, especialmente as crianças e jovens, escolas, universidades, clubes e coletividades, associações, federações, pessoas com deficiência, agentes desportivos e também a população carcerária. O nosso plano assenta em vários eixos estratégicos: educação, eventos, publicação e investigação, concurso e campanhas. ”
Desde 2012, o plano proporcionou 500 sessões de conscientização para 350.000 crianças. Certificou 461 práticas éticas lideradas por clubes, escolas, municípios e instituições e cadastrou mais de 2.000 entidades. Pretende evidenciar o comportamento ético através da utilização do FairPlay Card, programa específico implementado em Portugal.
João Teixeira, professor do jovem judoca do Judo Clube da Marinha Grande, explica: “O nosso empenho em actividades de sensibilização e informação tem resultados significativos nas escolas e nos clubes, tanto em termos de mudança como de impacto ” .
O judô está no centro do movimento do esporte para o desenvolvimento e a paz (SDP) e é uma parte essencial dos programas do SDP em todo o mundo. Portugal provou várias vezes que é um dos líderes na promoção dos valores da paz e é com satisfação que sublinhemos que o judô desempenha um papel fundamental nessa promoção de uma sociedade melhor.
Vídeo de anúncio do vencedor: CLIQUE AQUI
Mais informações sobre Paz e Esporte: CLIQUE AQUI
Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!