segunda-feira, 25 de maio de 2020

Paraná: Ampliação do projeto Leões do Tatame fica refém do fim da pandemia



O judô é uma modalidade de contato direto. Com a propagação do coronavírus, na metade do mês de março, todos os treinamentos e atividades relacionadas à prática foram interrompidos. Em Ponta Grossa, o projeto social de judô Leões do Tatame também teve o planejamento suspenso e agora espera o controle da doença para dar continuidade a iniciativa de ampliação do projeto, idealizada antes da pausa.

O projeto Leões do Tatame, que tem como objetivo inserir crianças e adolescentes de 7 a 14 anos na prática do judô de maneira gratuita, pretende funcionar em uma nova unidade escolar em breve. A ideia já estava começando a ser implantada antes do isolamento e o número de atletas integrantes do projeto social passaria de 130 para 300 alunos sendo atendidos de maneira gratuita. 

Apesar da pausa repentina nas atividades, segundo o professor responsável pelo projeto, Carlos Silva, os atletas foram orientados sobre cuidados e prevenção à dengue e ao coronavírus. "Através de atividades pedagógicas e conversas com nossos alunos informamos e orientamos sobre os cuidados e prevenções tanto da dengue, que tem um número expressivo de casos no nosso estado, quanto sobre a pandemia coronavírus, para que os nossos alunos pudessem levar essas informações e orientações aos seus pais, responsáveis e todos aqueles com quem possuam contato", garante o sensei. 

O projeto vem tentando se reinventar de maneira remota. Através da plataforma online, o professor repassa aos alunos tanto do projeto social quanto do projeto particular, atividades que possam ser feitas de casa. "Foi realizado, por exemplo, o 'Yundansha Challenge', para promover através de atividades físicas e pedagógicas, o encurtamento da distância entre a equipe. Semanalmente enviamos para os nossos alunos instruções e após realizarem devem enviar fotos ou vídeo. É uma forma de incentivar e continuar motivando a prática do judô, ainda que longe da academia", conta Carlos.

O judô de Ponta Grossa está sem calendário. Por mais que os eventos tenham sido suspensos temporariamente e não cancelados, não há previsão de quando tudo voltará à normalidade. se os atletas conseguirão se preparar e se acontecerão eventos ainda em 2020.

"Nossos alunos vinham em um ritmo acelerado de resultados nas competições, o que motivava tanto os que já se encontram em condições competitivas quanto aqueles que almejavam iniciar em competições. Nossa maior preocupação, além de que nossos alunos mantenham os cuidados e a prevenção, é mantê-los motivados. Se todos se cuidarem, logo retornaremos à normalidade, mas ainda resta uma  grande incerteza quanto ao calendário competitivo", finaliza o sensei Carlos Silva. 

Por: Net Esporte - Ponta Grossa - Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada