quarta-feira, 20 de maio de 2020

Gostamos de novidades: Open Internacional de Kata individual 2020 já está em fase de avaliação!


Em edições passadas, aqui no boletim OSOTOGARI, dissemos que seria necessário nos reinventarmos com o advento da pandemia e do possível e bem provável "novo normal" que acontecerá quando a flexibilização do isolamento começar.

Mas a Confederação Sul-Americana de Judô (CSJ), com sede em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, teve uma ideia bastante criativa e colocou um projeto muito interessante para acontecer. Trata-se do Open Internacional de Kata Individual 2020.

A CSJ desafiou os judocas se manterem em movimento e em contato com o judô nesse período de isolamento. E os participantes nem precisaram sair de casa, bastando gravar o kata individual e enviar o vídeo para a CSJ.

As inscrições e prazos para envio do vídeo já foram encerradas e agora estão em processo de avaliação.

Entenda a competição: 

O QUE É? 
Uma apresentação de tandoku-renshu (kata de sombra). O tori apresenta sozinho, sem a presença do uke. A apresentação pode ser feita em qualquer lugar. Não é necessário estar em um dojo. Pode ser em sua garagem, sala, cozinha, jardim, … 

COMO PARTICIPAR? Grave um vídeo de sua apresentação e envie para a Confederação Sul-Americana de Judô. 

QUEM PODE PARTICIPAR? Qualquer pessoa de qualquer idade e de qualquer graduação. Não é necessário ser filiado à CSJ. 

QUANTO CUSTA? É GRATUITO! Não há valor de inscrição para esse evento. É só seguir as instruções e participar. 

INSCRIÇÕES E ENVIO DOS VÍDEOS As inscrições e o envio dos vídeos devem ser feitas no site da Confederação Sul-Americana de Judô em www.csjudo.com ATÉ O DIA 17 DE MAIO. (Encerradas)

AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO A avaliação dos katas será feita por uma banca examinadora da Confederação Sul-Americana de Judô. Todos os participantes receberão certificados. Os melhores de cada divisão serão premiados com medalhas. Os certificados serão enviados por email. As medalhas serão entregues no próximo evento da CSJ ou enviadas pelo correio. 


O QUE O VÍDEO DEVE MOSTRAR? Você deve filmar com o celular na horizontal capturando toda a apresentação (sem cortes). A filmagem deve ser feita da posição da banca examinadora (joseki). Você deve dar ênfase à movimentação, ao desequilíbrio e à execução das técnicas. Os katas devem ser apresentados com energia e disposição. Imagine que você está fazendo as técnicas com seu uke. Todas as apresentações devem incluir as saudações de abertura e encerramento. Caso seu espaço seja menor que o necessário, você pode ajustar seu posicionamento. Não serão descontados pontos em razão desses ajustes. 

Presidente da CSJ comemora a adesão da competição

"Foram 115 vídeos enviados de atletas do mundo inteiro (4 continentes) e temos que analisar os katas com a devida atenção adotando os critérios internacionais para chegar ao resultado mais justo. As avaliações já estão sendo feitas por 5 professores (de 4 países) integrantes da Comissão de Graus da CSJ. Os resultados serão divulgados nessa segunda, 25 de maio", disse o Presidente da Confederação Sul-Americana de Judô, Luiz Pavani.

Um ótimo argumento e incentivo para os judocas que tem o espírito competitivo nas veias e se viram "engessados" com o isolamento social, a competição chegou em boa hora. Que mais ações criativas como essa sejam realizadas em breve. Parabéns à CSJ pela iniciativa!

Por: Boletim OSOTOGARI




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada