quarta-feira, 20 de maio de 2020

No Rio Grande do Sul, após flexibilização e pressão Gre-Nal, judocas da seleção voltam a treinar: "Questão de saúde"


Enquanto a maioria dos atletas brasileiros está treinando exclusivamente em casa devido ao fechamento dos clubes por conta da pandemia de coronavírus, a Sogipa reabriu parcialmente suas portas no último dia 4 de maio, pelo menos para os atletas de alto rendimento. Depois que o Governo do Rio Grande do Sul (decreto nº 55.240) e a Prefeitura de Porto Alegre (decreto nº 55.240) flexibilizaram algumas medidas de distanciamento social para setores específicos, entre eles "clubes sociais, esportivos e similares", nove judocas voltaram a realizar treinos na academia com o auxílio do preparador físico Wagner Zaccani. Eles fazem parte da seleção brasileira de judô e disputam uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021. A lista tem nomes como o da bicampeã mundial Mayra Aguiar e dos medalhistas olímpicos Felipe Kitadai e Ketleyn Quadros. Entretanto, os treinos com quimono, no tatame, continuam suspensos.

- A gente estava treinando fisicamente via plataforma online, com a orientação do preparador físico. Quando o governador e o prefeito colocaram no decreto que atletas profissionais, que recebem remuneração, no caso a dupla Gre-Nal, a equipe de judô da Sogipa e o Almir Júnior, do atletismo, de forma individualizada e não o treinamento técnico, voltamos. Somente treinamento físico está liberado, em função da bandeira laranja. Se (na próxima atualização) for bandeira vermelha, nós paramos tudo. Se for laranja, nós continuamos como estamos. Se for bandeira amarela, nós podemos treinar, inclusive, coletivamente, até judô - disse o técnico de judô da Sogipa Antônio Carlos Pereira, o Kiko.

Os atletas da Sogipa foram separados em três grupos: de quatro, três e dois judocas cada, mais o preparador físico. Ou seja, cada treino reúne no máximo cinco pessoas na academia. Nesta segunda-feira outros três judocas retomam as atividades, totalizando 12 (passa a ter quatro em cada grupo). Os trabalhos presenciais de musculação estão acontecendo três vezes na semana, enquanto os outros dois dias ficam reservados para fisioterapia preventiva, também presencial. Na parte da tarde, os atletas são orientados através de uma plataforma online de reuniões. No próximo dia 25 de maio, mais 12 atletas retornam nos mesmos moldes.

Segundo a Sogipa, todas as medidas estão sendo tomadas para preservar atletas e profissionais. O clube social não está aberto para o acesso dos sócios, equipamentos e as instalações utilizadas estão sendo higienizados constantemente e os atletas obedecem o distanciamento mínimo de 2 metros e estão usando máscaras na academia. Os treinos acontecem em horários diferentes e com grandes intervalos, não permitindo que os grupos se encontrem no clube. No entanto, os judocas não foram submetidos a exames para saber se estão com coronavírus ou não. Apesar disso, o técnico garante que os atletas que não ficaram confinados em suas casas por algum motivo maior estão vetados dos treinos e entram em quarentena (14 dias) antes de voltarem.

- Quanto às prevenções, estamos fazendo todo o possível. Estabelecemos um protocolo, todos estão treinando de máscaras, não é confortável, mas é necessário. Depois de cada exercício de musculação eles mesmos limpam os aparelhos com álcool. Estamos tranquilos. Não temos um calendário que nos exija muito. Esse retorno das atividades físicas, da rotina, é uma questão de preservação da saúde. Temos a consciência que atividade física, a regularidade da prática desportiva de atletas que vem desde os 5, 6 anos de idade, é uma questão de saúde - defendeu Kiko, que ressaltou ainda a importância da parte psicológica desse retorno.

No atletismo do clube, dois atletas que também tentam vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio já podem voltar a treinar. O vice-campeão mundial indoor Almir Júnior, do salto triplo, está na fazenda dos pais, no Mato Grosso, e deve retornar a Porto Alegre no início de junho. Quem já está na capital do Rio Grande do Sul para os treinos do técnico Arataca é a revelação do salto em distância Samory Uiki.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada