quinta-feira, 14 de maio de 2020

Em videoconferência, COB, CBJ e federações estaduais de judô debatem políticas de combate e enfrentamento ao assédio no esporte


Um encontro virtual realizado nessa terça-feira, 12, por meio de plataforma digital de videoconferência, reuniu treinadores de judô, gestores do Comitê Olímpico do Brasil, da Confederação Brasileira de Judô e diversas Federações estaduais de judô para dialogar sobre políticas de combate e enfrentamento ao assédio e abuso sexual no esporte. 

A iniciativa veio de um pedido da Federação de Judô do Mato Grosso do Sul, que vem realizando uma série de palestras online para seus filiados durante o período de pausa forçada pela quarentena. Dada a relevância e abrangência do tema, a CBJ abriu a ação para as demais Federações e contou com o apoio de especialistas do COB, que lançou em março deste ano, o curso online de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte. 
 “Acredito ter sido sensacional. O tema é muito relevante nos dias atuais e vem contribuir no sentido de fortalecer os conceitos morais, éticos de todos”, elogiou José Ovídio, presidente da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul. “Agradecemos ao presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira, e também ao presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, por terem nos proporcionado esse momento ímpar.”

Soraya Carvalho, gerente no Instituto Olímpico Brasileiro, braço educacional do COB, e a advogada do Comitê, Alessandra Nóbrega, foram as responsáveis por conduzir o workshop e tirar dúvidas dos participantes. 
O objetivo do bate-papo foi mostrar aos profissionais envolvidas com o Judô as maneiras pelas quais o assédio e o abuso podem se manifestar no meio esportivo, como reconhecer os sinais e qual a melhor maneira de enfrentar essas situações.
"O abuso e o assédio estão presentes em todos os esportes e em todos os níveis. Não existe um esporte mais suscetivel que o outro. E o assédio e o abuso, as violências, podem acontecer desde o esporte lá na sua iniciação, até o esporte de alto rendimento", alertou Soraya Carvalho, durante a transmissão. "Por isso, a implementação de princípios gerais de segurança é cada vez mais importante e urgente quando a gente pensa em promover um ambiente seguro, acolhedor e respeitador para todos."
A palestra virtual contou com a presença de cerca de 70 pessoas e está disponível no Youtube da FJMS, onde já contabiliza 251 visualizações. ASSISTA NO VÍDEO ABAIXO. 
Diversos presidentes de Federações também acompanharam a palestra, como Nédio Henrique Pereira (FMJ), Jucinei Costa (FJERJ), Adriano Lins (FAJ), Alcindo Campos (FPAJU), Josmar Amaral (FEGOJU), Marcelo Frazão (FECJU), Reginaldo Fonseca (FPIJ) e Tibério Maribondo (FJERN).  
Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE)
O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), setor de educação do Comitê Olímpico do Brasil, lançou no início de março o curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte (PEAAE). O workshop é oferecido gratuitamente, através do formato de ensino à distância (EAD), contendo uma carga horária de 30 horas.
Com cerca de 3.000 alunos até o momento, o curso tem o objetivo de conscientizar atletas e profissionais envolvidos com o esporte a como reconhecer e enfrentar as práticas de assédio e abuso sexual no ambiente esportivo, afim de promover um ambiente mais seguro e acolhedor para todos.
Para se inscrever no curso, basta clicar AQUI
Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada