terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Entrevista: Vitor Luis da Silva

Estudante do terceiro ano do ensino médio, campineiro, aos 16 anos, Vitor Luis da Silva, ou simplesmente Vitão, por conta de seus 1.90m de altura.

Seu interesse no judô vem desde 2003. No período contrário ao que estudava, ficava no CEA da Creche Agostiniana Santo Antonio e seus amigos o chamaram pra conhecer o esporte. Então passou a participar dos treinos com o professor Gustavo Moraes, que o convidou a freqüentar os treinos da Associação dos Funcionários da Robert Bosch de Campinas, clube que defende até hoje.

Foi quando viu o Tiago Camilo nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, percebeu que realmente gostava do judô.

Começou a competir em 2004, mas na maioria das vezes vencia por WO, que o desmotivava um pouco. Mas com o incentivo da sua família, continuou com o judô.

Vitão tem como técnico o professor Pedro Ribeiro da Cruz e seu preparador físico é Cassius Melo.

Principais títulos: Campeão paulista 2011, Vice campeão da Copa Européia de Bremen, campeão nacional argentino 2011, Vice campeão por equipe do jogos abertos do interior 2011.

B.O.: Como foi sua trajetória no judô, até chegar à seleção nacional de base?
Vitor: Comecei a participar de treinos da Seleção de Campinas, além da Bosch, o que me motivou muito, ampliando minha visão sobre o judô competitivo. Tanto o Sensei Pedro quanto o pessoal da Associação Campineira de Judô (ACJ) me incentivaram e apoiaram na participação da Seletiva Nacional.

B.O.: Você foi vice campeão em 2011 na Copa Européia Sub 17, em Bremen/Alemanha e iria participar também da Eurocopa Sub 20 em Portugal. Por que não participou?
Vitor: Porque no treinamento de Campo de Hannover/Alemanha sofri uma queda sobre o ombro, ocasionando luxação acromioclavicular. Fiquei muito decepcionado pois obtive um excelente resultado na primeira competição e estava bem animado para a segunda. A contusão também me impediu de participar da segunda fase do Estágio Europeu.

B.O.: Como é sua preparação para as competições? Como é sua periodização, preparação física, tática e técnica?
Vitor: Faço musculação 3 vezes na semana. Treino judô de segunda a sábado, sendo treino técnico e tático as segundas e terças e, físico e randori de quarta a sábado. Os treinos são divididos entre as academias AFRBosch, Germano´s, Concórdia e Cultura.

B.O.: E como concilia treinos e estudo? Está tirando de letra na escola?
Vitor: Freqüento a escola no período da manhã e treino à tarde/noite. Procuro estudar à tarde e aos sábados. O que prejudicou um pouco meus estudos no ano passado foi a quantidade de faltas por conta das viagens em março/abril e junho. Mas consegui a aprovação para o terceiro ano – ufa.

B.O.: Quais seus planos para a temporada 2012?
Vitor: Pretendo me classificar na Seletiva Nacional para o Circuito Europeu, medalhar na Copa São Paulo, Paulista Sub 20 e conquistar meu espaço na Seleção de Campinas.

B.O.: Como você vê a evolução do judô e o que acha que ainda vai melhorar a curto, médio e longo prazo?
Vitor: O judô vem conquistando maior espaço na mídia, e isso é muito bom, pois acaba atraindo mais pessoas para o esporte. Com esse crescimento de adeptos a tendência é o aumento de investimentos e desenvolvimento do esporte em relação ao mundo e cada vez mais brigaremos por quantidades maiores de medalhas em mundiais e Olimpíadas.

B.O.: Para encerrarmos nosso “Uchikomi”, por favor, deixe uma mensagem para os judocas.
Vitor: Gostaria dizer que se você tiver um sonho na vida, seja no judô ou em qualquer outra área, não desista! Sempre vá atrás. E no judô, pra se chegar onde todos sonhamos, temos que treinar muito e batalhar dia após dia, suportando dores, cansaço e adversidades, pois só quem supera tudo isso chega lá. Portanto não arrume desculpas, apenas treine.

Por: Boletim OSOTOGARI

5 comentários:

  1. Parabéns Vitão!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da matéria. Mostra garra, sabedoria e disciplina, itens indispensáveis para um Campeão como o Vitor. GHSO

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!!
    Vc é o nosso orgulho.
    Julia, Bilu, André e Tini

    ResponderExcluir
  4. PESSOAS COMO VC,COM A IDADE QUE TEM NOS DEIXA CHEIOS DE ORGULHO,CONTINUE ASSIM PERSEVERANTE,LUTE MESMO E COM CERTEZA DARA MUITO ORGULHO PARA NOS CAMPINEIROS E BRASILEIROS DEUS TE ABENÇOE MUITO.DALILA mãe do DAYVI8.

    ResponderExcluir
  5. Coisa linda da minha vida! Muito orgulho de você <3

    ResponderExcluir

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada