sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Judoca Elton Fiebig desenvolve Projeto Social em Poços de Caldas.

Em 2009, foi inaugurada a área de lutas na Academia Projeto SOMA. Neste mesmo período, o professor Elton Fiebig iniciou aulas em escolas particulares em Poços de Caldas como atividade extra curricular. Nessas escolas e na academia, Elton identificou vários alunos talentosos e com potencial competitivo, porém não havia interesse por parte deles, ou por falta de incentivo dos pais ou por comodismo, mesmo tendo condições financeiras para participar das competições. Isso deixava o professor Elton frustrado, mas sempre respeitou o desejo desses alunos.

Então, voluntariamente, resolveu levar seus conhecimentos aos alunos do Bairro São José, na instituição “Lar Criança Feliz”. É um bairro carente, com sérios problemas de saneamento, moradia e segurança.

Inicialmente com uma turma de 30 alunos, com aulas às quartas e sextas das 09h00min às 10h00min, começou a observar a boa aceitação dessas crianças e principalmente a vontade de melhorar e se destacar no esporte. Isso motivou o professor Elton.

Elton conseguiu doações de tatames e de kimonos para os alunos e os que se destacavam e mostravam maior interesse nos treinos no “Lar Criança Feliz” passaram a freqüentar os treinos na academia e a integrar a equipe de competição.

Então, trocou seu carro por uma kombi que utiliza para transportar os alunos até a academia para treinarem com a equipe de competição, para que pudessem ter uma referência sobre o que é ser atleta e vivenciarem um treino mais forte e com senpais servindo de exemplo.

A kombi virou a referência para o nome Judô Móvel e motivo de incentivo aos meninos que agora podem ir até a academia e conhecerem outra realidade fora de sua comunidade.

Em 2010 apresentaram um projeto para ser apoiado pela Lei de Incentivo ao Esporte, que foi aprovado. Então o projeto começou a receber ajuda de custo mensal para apoiar essas crianças com a compra de kimonos, transporte, taxas de inscrição, além do treinamento na academia.

Atualmente o Projeto Judô Móvel conta com 50 crianças participantes, entre 06 e 12 anos e já estão participando de competições com excelentes resultados e principalmente, através do esporte, de sonhar!

A verba mensal é de R$ 1.180,00 por 10 meses, podendo ser renovado a partir da aprovação de um novo projeto de continuidade. Elton comenta que é um valor irrisório frente aos benefícios alcançados com essas crianças. Ele tenta sensibilizar empresas e a própria prefeitura de Poços de Caldas para a melhoria das condições desses atletas e também poder ampliar o número de alunos atendidos pelo projeto, através da abertura de novas unidades.

As pessoas que quiserem ajudar o projeto com a doação de kimonos usados, tatames ou qualquer outro material que auxilie os alunos a praticarem o judô, Elton informa que será aceito com carinho a agradecimento.

“O nome Projeto SOMA não é em vão. Acho que se pudermos contribuir com conhecimento, boa vontade e educação, podemos mudar um pouco a realidade de crianças que, por falta de oportunidades, são negligenciadas pelo poder público e sociedade. Só coma SOMA de nossas forças poderemos ter uma sociedade mais justa e igualitária”, complementou o professor Elton Fiebig.

Interessados em colaborar com o Projeto SOMA – Judô Móvel, podem entrar em contato com o professor Elton através do e-mail: fiebig.judo@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada