sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Fabrício Boscolo: Hora de estudar o judô.


O paulista Fabrício Boscolo Del Vecchio, de 31 anos, começou sua relação com o judô ainda garoto. Não foi muito longe como atleta. “Vi que era melhor nos estudos do que nos combates”, relembra o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP). Fabrício largou o tatame e se tornou um grande estudioso da modalidade. Hoje, ele é um dos principais palestrantes no 2º Encontro Nacional de Estudos do Judô, que acontece até domingo no Centro de Convenções, em Olinda.

Fabrício apresentará o tema Medidas de Controle de Treino e Avaliação no Judô. Segundo o pesquisador, uma avaliação prévia do atleta que pensa em seguir carreira no esporte é imprescindível para um bom início. “O princípio de tudo passa por uma boa avaliação. É necessário um estudo completo sobre o atleta que está iniciando. São testes simples, possíveis de fazer em qualquer lugar do mundo, e que permite estruturar o treino. Prescrevê-lo com exatidão, levando em conta a aptidão de cada um”, esclarece Fabrício que, ao lado do também pesquisador Emerson Franchini, comanda o grupo de estudos e pesquisas em lutas de artes marciais e modalidades esportivas de combate, com sede na USP.

Dentro do assunto Medidas de Controle de Treino, Fabrício diz que a investigação tem padrão acadêmico, mas completamente usual nos treinamentos diários. “Trazemos parâmetros que auxiliam no condicionamento do atleta. É a ciência dentro da modalidade”, acrescenta o estudioso, que ainda utiliza testes laboratoriais e de campo no complemento de suas pesquisas. Através do vínculo que possui com a USP, Fabrício e sua equipe de trabalho - composta por 15 pessoas - atende a judocas de alto rendimento e que atualmente fazem parte da seleção nacional. São os casos de Tiago Camilo, Leandro Guilheiro, Rafael Silva, Maria Portela e outros. “A mudança de categoria do Leandro Guilheiro foi toda assistida. O estudo do ganho de massa muscular, a manutenção de sua agilidade e outras características que ele tem foram mantidas.” Na palestra deste sábado, Fabrício Boscolo discorrerá sobre a Seleção de Talentos para o Judô.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada