segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Antônio Tenório emociona Ponta Porã.

Antônio Tenório da Silva foi á fronteira para participar da Copa Internacional Ponta Porã de Judô.

Atleta tetracampeão paraolímpico relatou varias experiências de uma vida vitoriosa. Antônio Tenório da Silva, o atleta que é tetra campeão paraolímpico e desde Atlanta em 1996 sempre conquista a medalha de ouro em paraolimpíadas, foi o principal destaque do início da 6ª Copa Ponta Porã Internacional de Judô. Com agenda em Ponta Porã durante todo o dia da quinta feira, o atleta multicampeão para competidores deficientes visuais esteve no lançamento do evento.

Antes de sua participação no auditório do Centro Internacional de Convenções, foi exibido o filme ‘B1 Tenório em Pequim’. O filme conta a trajetória do atleta até conquista da medalha de ouro nas Paraolimpíadas de Pequim em 2004. Desde os treinamentos, até a conquista, que segundo Tenório, foi a mais marcante em sua carreira. O longa metragem foi mostrado aos alunos dos projetos de Judô mantidos pela Prefeitura de Ponta Porã e acadêmicos de Educação Física.

Logo após o filme Antônio Tenório foi homenageado pelo coordenador da Copa Ponta Porã Internacional de Judô, Nicodemos Filgueiras Junior. Além de Tenório, Roberto Harada, presidente do Instituto Qualidade de Vida, Artêmio Caetano, penta campeão de judô máster e a secretária municipal de Assistência Social, Doralice Nunes Alcântara Mazzei, receberam homenagens.

O atleta falou do início da carreira, quando ainda não era cego. Tenório disse aos alunos e acadêmicos que começou no Judô aos oito anos e que até então participava de chamado judô regular. A deficiência veio aos treze anos, quando em uma brincadeira, levou uma estilingada de semente de mamona no olho esquerdo, perdendo a visão deste olho. Seis anos depois uma infecção tirou a visão do outro olho, deixando-o completamente cego.

A partir dos 19 anos, Antônio Tenório passou a se dedicar ao judô para deficientes visuais e disse que tirou inúmeras lições de cada momento que passou. “O judô me ensinou muito. Tive derrotas, onde foi possível aprender muito com o momento difícil para um atleta. Também aprendi a vencer, não menosprezar o adversário, independente dele ser de ponta ou alguém que esteja em início de carreira”, declarou.

Londres 2012
Antônio Tenório já está se preparando para o Jogos Paraolímpicos de Londres em 2012 e fez uma promessa ao pontaporanenses em caso de subir ao pódio. “Fui recebido como herói nesta cidade. Os jovens, as autoridades me receberam muito bem. Ficou imensamente feliz por ter participado da vida dos cidadãos e do cotidiano deste município. Por isso, se subir ao pódio em Londres, prometo que estarei lá com a bandeira de Ponta Porá”, declarou, arrancando intensos aplausos da platéia presente no Centro de Convenções.

Para Nicodemos Filgueiras Junior, coordenado, da Copa Internacional de Judô, a presença de Antônio Tenório representa um marco para o judô e para o esporte de Ponta Porá. “É com muita satisfação que recebemos um atleta do nível de Antônio Tenório. Temos muito o que aprender com a experiência dele no esporte. A experiência de vida deste atleta é motivo de grande alento para todos nós. Principalmente para aqueles que vêem dificuldade em tudo. Ele nos ensinou muito e ainda vai nos ensinar como superar as barreiras que nos são impostas e temos”, afirmou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada