quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Olimpíadas de Barcelona 1992: Álvaro José revela narração mais difícil: “judô às cegas”


Narrar uma luta olímpica com transmissão para todo o Brasil sem ao menos assistir. O desafio, que parece impossível para algumas pessoas, foi vencido com êxito por Álvaro José. Em 1992, durante a Olimpíada de Barcelona, na Espanha, o narrador conseguiu superar as dificuldades técnicas e realizou a locução de dois combates do judoca brasileiro Rogério Sampaio no torneio sem ver nenhuma imagem da disputa.

A situação inusitada aconteceu no estádio Olímpico de Montjuic (hoje Lluís Companys), na Catalunha, durante a transmissão dos Jogos Olímpicos pela TV Bandeirantes. Logo na primeira luta do brasileiro, que conquistou o ouro no fim da competição, Álvaro José teve que “se virar” quando descobriu que o duelo seria realizado no tatame B e ele só teria imagens do tatame A. “No escuro”, o jornalista teve que contar com a ajuda do então editor Rogério Carneireiro para realizar o trabalho.

“Eu estava no estádio Olímpico de Montjuic. Naquela época tínhamos todos os sinais na posição de comentarista, o que não acontece hoje. A primeira luta do Rogério foi contra o português Augusto Almeida, luta no tatame B e eu só tinha sinal do tatame A. Aí fechei os olhos, colocaram no meu ouvido o retorno do nosso editor Rogerio Carneireiro, que foi árbitro de judô. Ele que falava: “Eles estão em pé. Agora no solo”. Imaginei a luta e com a ajuda dele fui falando. Quando a luta acabou , duvidaram que eu não tinha o sinal. Nelson Guzzardi, diretor da transmissão, abaixou o comunicador e todos bateram palmas”, conta em entrevista ao UOL Esporte.

A emoção não parou por aí. Ainda sem sinal do tatame B, Álvaro José teve que repetir a dose de percepção para o segundo combate do brasileiro, que aconteceu contra o sul-coreano Sang-Moon Kim. E mais uma vez a tática funcionou.

“Fizemos o mesmo na segunda luta contra o sul coreano Sang Moon. Aí, mal acabou o combate, veio ordem do Luciano do Valle para eu abandonar o atletismo e descer o Montjuic para o estúdio da TV. As outras lutas foram feitas de lá, até o ouro contra o húngaro Jozsef Csak”, lembra ainda sem entender direito como tudo deu tão certo.

O episódio, considerado pelo profissional como o “mais bizarro” da carreira é apenas um dentro da longa história de Álvaro José nas narrações esportivas. Apelidado de “A Voz da Olimpíada” por Luciano do Valle, o jornalista esteve em nove edições dos Jogos e considera Barcelona (1992), Pequim (2008) e Londres (2012) como as mais especiais.
Além do judô, ele lembra com carinho a locução da conquista de Joaquim Cruz, nos 800 m rasos, em Los Angeles, em 1984, e brinca quase que de forma supersticiosa com sua sorte no dia 6 de agosto.

“Joaquim naqueles 800 m bateu o campeão olímpico Steve Ovett e o recordista mundial Sebastian Coe. Isso foi no dia 6 de agosto de 1984. Douglas Vieira de manhã foi prata no judô e, depois da vitória do Joaquim, fui para a Arena de Long Beach com Luciano do Valle para Brasil 3 x 0 EUA no vôlei masculino, resultado que garantiu a presença nas semifinais da geração da prata. Vitória de um time que jogou muito. No dia 6 de agosto de 2012, transmiti o ouro do Arthur Zanetti, em Londres. 6 de agosto é um dia forte na minha vida olímpica”, comenta.

Outro momento marcante na carreira do jornalista foi a narração do ouro olímpico de Cesar Cielo na Olimpíada de Pequim, 2008, quando chegou a “prever” que o nadador brasileiro conseguiria terminar a prova na primeira colocação por conta do desempenho demonstrado no Pan do Rio, em 2007.

“Foi muito bacana a vitória do Cielo, a única medalha de ouro masculina dos Jogos de Pequim. No Pan do Rio, quando ele fez 21s84, praticamente sem adversários, percebi que ele seria pódio em Pequim, um ano depois. Inclusive, falei que ele poderia ser ouro nessa transmissão. “Um tempo que pode lhe dar a medalha de ouro olímpica”, afirma.

Por: BoaInformação.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada