segunda-feira, 11 de março de 2013

Seleções do Brasil, Holanda e França: E os treinos continuam na Arena Olímpica do Ibirapuera



Um desfile de medalhistas olímpicos e mundiais. O treinamento conjunto das seleções nacionais de Brasil, França e Holanda, desde o último dia 7, em São Paulo, reuniu grandes nomes do judô na atualidade. Sarah Menezes, Felipe Kitadai, Mayra Aguiar, Rafael Silva, Leandro Guilheiro, Tiago Camilo, Ketleyn Quadros, Luciano Correa e Rafaela Silva, que subiram ao pódio em edições recentes de Jogos Olímpicos ou Campeonatos Mundiais, receberam atletas como os holandeses Guillaume Elmont, Dex Elmont, Henk Grol e as francesas Gevrise Emane, Audrey Tcheumeo e Automne Pavia.

“Reunimos no tatame duas das principais forças do judô na Europa, ao lado do Brasil, que também é uma grande escola. Como no curto prazo não nos enfrentaremos, já que a próxima competição de cada seleção é seu campeonato continental, temos um treino bem franco. Além de darmos oportunidade a um número grande de atletas de treinar com judocas de altíssimo nível”, avalia o coordenador técnico internacional da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson.

A delegação do Brasil é composta por 80 pessoas, entre judocas, comissão técnica e apoio administrativo. Os estrangeiros somam 55 pessoas. O treinamento é uma parceria entre a CBJ e o Comitê Olímpico Brasileiro.

“Subi de categoria recentemente e tudo é novo para mim. Daí a importância do treino”, diz o campeão mundial de 2005, no meio-médio, Guillaume Elmont, agora lutando até 90kg. “Como o Mundial de 2013 é no Brasil, optamos por fazer nosso principal treinamento da temporada aqui. E estou muito feliz. Nós adoramos o Brasil!”, completa.

“Com a mudança de regras recente no judô, é como se reaprendêssemos a lutar. Os técnicos nos orientaram a testar tudo agora. Está sendo muito bom”, comenta o meio-pesado Henk Grol, duas vezes bronze olímpico e duas vezes prata mundial.

Sob o calor do fim do verão tropical, os visitantes buscavam formas de refrescar entre um randori e outro. Muita água e gelo na nuca. E alto astral.

“Está quente, mas é muito melhor treinar com calor do que no frio e na neve como está nesse momento na Europa”, diz a bicampeã mundial Gevrise Emane, que tem no currículo ainda uma prata na competição e um bronze em Jogos Olímpicos.

O encontro entre Brasil, França e Japão é aberto à participação de atletas com mais de 21 anos que sejam faixa preta. Assim, a cada sessão de treinos estão presentes atletas de clubes de São Paulo – capital e interior -, além do Minas Tênis Clube. Yoshie Ueno, japonesa bicampeã mundial e bronze olímpico, também participa. Ueno viverá em São Paulo por seis meses e se prepara para o Mundial do Rio.

Por: Imprensa CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada