quarta-feira, 27 de março de 2013

Convocada seleção para o Pan de judô



A comissão técnica da Confederação Brasileira de Judô divulgou nesta terça-feira (26/3) os 18 atletas convocados para defender o país no Campeonato Pan-Americano, que será disputado em San José, capital da Costa Rica, entre os dias 18 e 20 de abril. A competição ganhou ainda mais importância por ter aumentado o número de pontos que distribui para o ranking mundial. Agora, o campeão continental recebe 400 pontos; o segundo colocado, 240; e o terceiro, 160. Para se ter uma ideia, uma medalha de ouro em um campeonato desse tipo vale quatro vezes mais do que um título em uma Continental Open e só perde em importância para os Jogos Olímpicos, Mundial, World Masters e Grand Slams.

De acordo com as novas regras que estão sendo testadas pela Federação Internacional, cada país pode levar até 18 atletas para a competição (9 no masculino e outros 9 no feminino), mesmo critério que será adotado no Campeonato Mundial do Rio, em agosto deste ano. Para o Panamericano, o Brasil vai fazer uso dessa possibilidade, o que significa que em duas categorias no masculino e duas no feminino, o Brasil terá dois representantes.

 Uma delas é a meio-leve (66kg) da qual o medalhista mundial Leandro Cunha foi titular nos últimos e que tem como convocados Charles Chibana e Luiz Revite. Duas vezes vice-campeão mundial, Leandro Cunha que ainda se recupera de uma lesão. No meio-pesado masculino, Renan Nunes, atleta brasileiro mais bem ranqueado na categoria, terá a companhia de Luciano Corrêa, campeão mundial 2007 e que acaba de conquistar o campeonato sul-americano e a Copa Pan-Americana de Buenos Aires no último final de semana.

“O meio-leve é uma categoria que está passando por renovação. Então, achamos importante levar dois jovens atletas que estarão sendo avaliados visando ao Mundial do Rio de Janeiro. No meio-pesado, Luciano teve um ótimo desempenhonas últimas competições, vencendo, inclusive, o campeão olímpico Tagir Khaibulaev, enquanto o Renan é o atual campeão continental adulto”, afirmou Ney Wilson, coordenador técnico internacional da CBJ.

“Eu fiquei muito feliz por essa convocação até porque ano passado eu acabei não lutando o Pan. O meu desempenho nessas duas competições foi ótimo para me dar mais confiança no trabalho que venho realizando”, comentou Luciano. 

No feminino, a categoria ligeiro (48kg), terá Gabriela Chibana e a campeã olímpica Sarah Menezes; e a leve terá como representantes a medalhista olímpica Ketleyn Quadros e Rafaela Silva, que retorna ao peso depois de ser testada na categoria de cima.

“A Rafaela passou por uma avaliação nas últimas competições e a comissão técnica chegou a conclusão de que ela não se adaptou ao novo peso (63kg). Já a Gabriela Chibana, embora ainda júnior, está atravessando um momento muito bom e vem crescendo. Para nós, é importante testar uma outra atleta na categoria em que temos a campeã olímpica Sarah”, analisou Ney.

Na meio médio (63kg), o Brasil será representado por Katherine Campos, a melhor brasileira no ranking mundial da categoria. Além dos nove atletas já citados, estão convocados Felipe Kitadai (60kg), Bruno Mendonça (73kg), Victor Penalber (81kg), Tiago Camilo (90kg), Rafael Silva (+100kg), Érika Miranda (52kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Rochele Nunes (+78kg).

“As grandes ausências na competição são o Leandro Guilheiro, que se recupera de uma cirurgia no joelho e ficará afastado dos tatames por alguns meses e a Maria Suelen Altheman. Ela já está garantida no World Master e achamos interessante melhorar a posição da Rochele Nunes e classificar duas atletas na categoria”, afirmou Ney. 

Dos convocados, nove foram campeões pan-americanos no ano passado. Érika Miranda, Rafaela Silva, Maria Portela, Mayra Aguiar, que vai competir pela primeira vez desde que se recuperou de uma cirurgia no ombro, Felipe Kitadai, Renan Nunes e Rafael Silva.

“Estou me sentindo muito bem para essa competição já que consegui ter uma boa sequência de treinamentos agora no começo do ano. O meu maior desafio dentro das Américas é o cubano Oscar Brayson, que está entre os dez melhores do mundo, mas eu estou confiante para conquistar o título novamente”, disse Rafael Silva.


Lista completa dos atletas convocados:

60kg: Felipe Kitadai - Sogipa/RS
66kg: Charles Chibana – EC Pinheiros/SP
66kg: Luiz Revite– Associação de Judô Rogério Sampaio/SP
73kg: Bruno Mendonça – Associação de Judô Rogério Sampaio/SP
81kg: Victor Penalber – Instituto Reação/RJ
90kg: Tiago Camilo – EC Pinheiros/SP
100kg: Renan Nunes - Sogipa/RS
100kg: Luciano Corrêa – Minas Tênis Clube/MG
+100kg: Rafael Silva – EC Pinheiros/SP

48kg: Sarah Menezes – Associação Expedito Falcão/PI
48kg: Gabriela Chibana – EC Pinheiros/SP
52kg: Érika Miranda – Flamengo/RJ
57kg: Ketleyn Quadros - Minas Tênis Clube/MG

57kg: Rafaela Silva – Instituto Reação/RJ
63kg: Katherine Campos – Flamengo/RJ
70kg: Maria Portela - Sogipa/RS
78kg: Mayra Aguiar - Sogipa/RS
+78kg: Rochele Nunes - Sogipa/RS



Por: Imprensa CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada