sábado, 23 de março de 2013

Nathália Brígida e Katherine Campos são ouro no Pan-american Open de Buenos Aires



Se o Brasil pretende bater o recorde do ano de 17 medalhas numa mesma competição, começou o Pan-american Open de Buenos Aires com o pé direito. Katherine Campos (63kg) deu um grande passo. Depois de ter ficado fora do pódio no Pan-american Open de Montevidéu, a pernambucana pulou vários degrau até o lugar mais alto. Já Nathália Brígida deu um passo mais curto mas não menos importante. A mineira que tinha sido prata no Uruguai, deu um pequeno passo no pódio até a medalha de ouro. É o primeiro título da jovem atleta de apenas 20 anos na equipe principal.

“Estou muito feliz por ter ganhado a minha primeira competição pela seleção principal. A derrota na decisão em Montevidéu me deu ainda mais força para buscar essa medalha de ouro. Acredito que dei o primeiro passo para começar a brigar por uma vaga nesse novo ciclo olímpico já que o meu foco são os Jogos de 2016”, disse Nathália.

Para chegar ao alto do pódio, Nathália Brígida (48kg) passou por quatro atletas de diferentes países. Ela derrotou Shirley Guerrero da Colômbia, Andrea Gomez da Venezuela, Aurore Climence da França na semifinal e Diana Cobos do Equador na decisão.

A campanha de Katherine Campos (63kg) também foi irrepreensível. A pernambucana passou pela americana Leilani Akiyama e na semifinal pela equatoriana Stefania Garcia. Na decisão, enfrentou a americana Hannah Martin que derrotou Mariana Barros na semifinal e venceu.
 
Já Mariana Barros (63kg) que na primeira luta havia vencido Diana Velasco (COL) antes de perder a semifinal, lutou contra a americana Janine Nakao pelo bronze e venceu.

Eric Takabatake (60kg) só caiu na final diante do russo Arsen Galstyan. Antes, derrotou Lucas Cogliolo do Paraguai, Martin Bustamante da Argentina, Javier Guedes da Venezuela e na semifinal bateu Graham Trinder da Grã-Bretanha. Com o resultado, ele repete a medalha do Pan-american Open de Montevidéu.

Na mesma categoria, Rafael Miaque (60kg) venceu Charles Breton-Leduc (CAN) mas perdeu na sequencia para Gregg Varey (GBR). Andrey Araújo (60kg) perdeu na estreia para Fernando Fernandez (VEN). Evandro Rosa (60kg) venceu Samir Londono (COL) mas perdeu para Hernan Birbrier (ARG).

Raquel Silva (52kg) só fez duas lutas para chegar à decisão. Primeiro venceu Yolanda Arcos do Equador e a compatriota Andressa Fernandes, que acabou ficando com o bronze ao bater na repescagem a  canadense Audree Francis Methot. Na decisão, foi derrotada pela irlandesa Lisa Kearney.

Charles Chibana (66kg) bateu Israel Verdugo do Equador na estreia e o compatriota Daniel Santos na decisão da chave, jogando o adversário para a repescagem. Na semifinal, nova vitória, dessa vez sobre o britânico Lewis Keeble. Na decisão, acabou derrotado pelo russo Alim Gadanov.

Daniel que já havia batido o argentino Laureano Martin, derrotou outro brasileiro, Afonso Baldigen (vitória sobre o britânico Nathon Burns e derrota para outro britânico Lewis Keeble), na primeira luta da repescagem. Na disputa do bronze, outro confronto verde e amarelo, desta vez com Alessandro Pereira que havia passado por Alonso Wong (PER) e Alejandro Zuñiga (CHI) mas que acabou perdendo na semifinal para o russo Alim Gadanov. Melhor para Daniel Santos, que com o terceiro lugar repete o resultado de Montevidéu.

Juliene Aryecha (57kg) foi derrotada logo na estreia pela argentina Gabriela Narvaez. Na repescagem, passou pela venezuelana Maria Velasquez mas na decisão do bronze, perdeu para Anriquelis Barrios (VEN).

Repetindo a decisão do Pan-american Open de Montevidéu, Marcos Seixas (73kg) e Alex Pombo (73kg) voltaram a decidir uma medalha. Mas diferentemente de Montevidéu, em Buenos Aires competiram pelo bronze. O resultado também não foi o mesmo: Alex Pombo vai trazer essa medalha pra casa.

A campanha deles até a disputa do bronze foi a semelhante. Marcos Seixas (73kg) passou por Ludwig Ortiz (VEN) mas, na decisão da chave, foi derrotado por Patrick Dawson (GBR) e na primeira luta da repescagem passou por Augusto Miranda de Porto Rico. Já Alex Pombo (73kg) passou por Fernando Ibañez (ECU) e por Emmanuel Nartey (GAN). Na semifinal, perdeu para o argentino Alejandro Clara.

João Pedro Macedo (73kg) foi derrotado na estreia pelo argentino Luis Veja. Mesmo caminho de Luis Carmo (73kg), que perdeu na primeira luta para o venezuelano Antonio Rivas.

As disputas do Pan-american Open de Buenos Aires continuam neste sábado no Centro Nacional de Alto Rendimento Desportivo (CeNARD) e tem início às 10 da manhã. Entram no tatame as judocas dos pesos 70kg, 78kg e +78kg e os atletas do 81kg, 90kg, 100kg e +100kg. No domingo, serão disputadas todas as lutas do Campeonato Sul-americano no mesmo local e horário.

As antigas Copas do Mundo passaram a se chamar Continental Cups (Panamerican Cup, European Cup, Asian Cup, etc) depois das mudanças aplicadas pela Federação Internacional de Judô no começo deste ano. Mas não foi só o nome que mudou. As pontuações dadas aos atletas são diferentes. Agora, o campeão leva 100 pontos; o segundo, 60; e o terceiro, 40.

Por: Imprensa CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada