terça-feira, 12 de março de 2013

CBJ realiza Workshop Nacional de Arbitragem no Rio de Janeiro



Foi realizado no último sábado (09/03) o Workshop Nacional de Arbitragem na sede da Confederação Brasileira de Judô, no Rio de Janeiro. Estiveram presentes ao encontro 16 árbitros que receberam as orientações do Conselho Nacional de Arbitragem sobre como proceder nos próximos torneios diante das mudanças de regras efetuadas pela Federação Internacional no começo do ano. As recomendações são válidas até o final dos testes das alterações que vão até o final do Campeonato Mundial do Rio de Janeiro. 

“A ideia é padronizar a arbitragem em todos os campeonatos organizados pela CBJ e, consequentemente, todas as competições do país. Isso será muito benéfico para o judô brasileiro porque os atletas de todas as classes que forem competir fora do Brasil já estarão habituados com as mudanças”, afirmou o Professor José Pereira, presidente do Conselho Nacional de Arbitragem e idealizador do evento.

Os participantes receberam um DVD contendo o vídeo distribuído pela FIJ durante o Seminário organizado pela instituição no México. Esse material contem exemplos de marcações que mudaram com a atualização das regras. O artigo elaborado pelo professor Odair Borges – e divulgado no blog da seleção brasileira dentro do site - sobre as alterações e os benefícios que elas trarão ao esporte também foi anexado, além do relatório do próprio seminário elaborado em conjunto pelos representantes da CBJ presentes no México e um manual com recomendações aos árbitros.


A abertura do Workshop foi feita pela presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley Teixeira. Ele falou sobre a importância dos seminários que serão conduzidos pelos árbitros em todas as Federações.

“Esses seminários são muito importantes porque vão disseminar as informações que estão sendo passadas e padronizadas com esse workshop. Devemos estar muito conscientes das regras e disponíveis para responder a quaisquer dúvidas que possam surgir. Esse é mais um passo em busca da excelência também na arbitragem”, afirmou Paulo Wanderley.


Ao final do encontro houve um debate. O Conselho Nacional de Arbitragem também definiu quais serão os árbitros responsáveis pelo seminários em cada uma das Federações, alguns inclusive já foram realizados.  A lista é a seguinte:

- Aloísio Short: Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas
- André Mariano: Distrito Federal e pelos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.
- Dante Kanayama: São Paulo.
- Danys Queiros: Piauí, Maranhão e Pará
- Edilson Hubold: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
- Laedson Lopes: Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte
- Jeferson Vieira: Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais
- Paulo César: Acre, Roraima, Amazonas e Amapá. 

Por: Imprensa CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada