segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Em Tashkent 2022, judô brasileiro terá sete estreantes em mundiais


O Campeonato Mundial de Tashkent começa nesta quinta-feira (06) e a Seleção Brasileira de Judô já está em processo final de preparação. Dos 19 atletas convocados para a disputa no Uzbequistão, sete são estreantes na principal competição do Circuito IJF, resultado do contínuo processo de formação de novos talentos no judô brasileiro. 

Na equipe feminina, serão três novos nomes representando o Brasil: Luana Carvalho (70kg), Amanda Lima (48kg) e Jéssica Lima (57kg), que, em seu primeiro ano na seleção principal já conquistou o título pan-americano e um bronze em Grand Slam, na etapa de Antalya, na Turquia.  

“Eu me preparei a vida toda para essa competição, nos últimos dois meses intensificamos a parte física, onde eu acredito que seja um dos meus pontos fortes. Ter pegado no quimono da maioria das atletas que estarão lá foi fundamental. O nível é realmente altíssimo, mas com os resultados que eu obtive, acredito que tenho um potencial e que posso lutar de igual para igual com qualquer atleta”, projeta Jéssica, atleta da Sogipa.  

O Mundial de Tashkent é o primeiro do ciclo olímpico de Paris 2024. O pódio rende aos medalhistas de ouro, prata e bronze respectivamente 2000, 1400 e 1000 pontos no ranking mundial — um importante passo para a caminhada de classificação. 

“Dessa vez o ciclo é menor, então não dá tempo para perder oportunidades. Com um bom resultado, consigo seguir ainda mais firme na corrida olímpica”, calcula.  

A Seleção Masculina, por outro lado, terá quatro estreantes: Allan Kuwabara (-60kg), Juscelino Nascimento (+100kg), Marcelo Gomes (-90kg) e Willian Lima (-66kg).  

Juscelino, 30, é do Minas Tênis Clube e foi campeão nas duas últimas edições do Campeonato Brasileiro Sênior. Além disso, em abril deste ano foi campeão Pan-Americano por equipes — formato que disputará em Tashkent. Já Allan, 30, é atleta do Esporte Clube Pinheiros, foi campeão do Grand Slam de Brasília em 2019, e, no fim do ano passado, venceu a Seletiva Olímpica Nacional. 

Por fim, Willian Lima e Marcelo Gomes, ambos com 22 anos, são os caçulas da Seleção Masculina ao lado de Guilherme Schimidt (-81kg), de 21. Willian é atleta do Esporte Clube Pinheiros e carrega o título de Campeão Mundial Júnior, com a conquista em Marrakesh, em 2019. Neste ano, foi bronze no Pan de Lima e prata no Grand Slam de Antalya. Marcelo (Sogipa), por sua vez, tem como destaque nesta temporada o título do Aberto Nacional Sub-23 e um ouro (equipes) e uma prata (individual) no Campeonato Pan-Americano. 

+CONVOCAÇÃO COMPLETA 

O Campeonato Mundial de Judô acontecerá no período de 06 a 13 de outubro e a CBJ fará uma cobertura especial in loco de todos os dias de lutas. O Canal Olímpico do Brasil transmitirá as preliminares e finais ao vivo por streaming. Na TV, o Sportv exibirá as finais a partir das 9h (horário de Brasília), com comentários do medalhista olímpico Leandro Guilheiro e da ex-técnica da seleção feminina, Rosicleia Campos.

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada