Até a chegada dos colonizadores portugueses ao Brasil, no século XVI, a atual região do sul de Minas Gerais era habitada pelos índios puris. A atual cidade de Jacutinga tem, como marco de sua fundação, o ano de 1835, data da construção da primeira capela do então povoado chamado "Ribeirão de Jacutinga". O nome foi assim designado pelas muitas jacutingas que habitavam a região. Passados 36 anos, o vilarejo tornou-se "Santo Antônio de Jacutinga", já apresentando desenho e ares de cidade. A partir daí, vieram os lampiões a gás, a estrada de ferro e o primeiro jornal impresso, em 1927: "A Gazeta de Jacutinga", um grande avanço para a época.
Foi elevada à condição de município em 16 de setembro de 1901, passando a se chamar somente "Jacutinga". Com um crescimento em ritmo acelerado devido ao cultivo de café, destaca-se um período de expansão, até o declínio da cafeicultura em meados da década de 1930.
Paralelamente ao grande boom da era industrial no Brasil ocorrido nessa época, imigrantes italianos se instalaram na cidade, trazendo, consigo, a habilidade de tecer e bordar. Já no fim da década de 1960, um jovem italiano, Antônio Pieroni, traz, para Jacutinga, a primeira máquina manual de fazer tricô: a Lanofix. A população abraçou a nova vocação econômica e, durante quase cinquenta anos, conseguiu transformar o município em referência nacional na fabricação de malhas e tricô.
Surgia, consequentemente, o turismo de negócios, fomentado pelas compras nas mais de mil pequenas empresas que hoje existem na cidade.
Para quem for participar do 4º Campeonato de Judô de Jacutinga, recomendamos conhecer alguns pontos turísticos da cidade, além de aproveitar para comprar as famosas malhas e bordados a preços módicos.
Igreja de Santo Antônio de Jacutinga
Praça Francisco Rubim, Jacutinga, Minas Gerais.
Quando vier a Jacutinga, visite a Igreja. É maravilhosa por dentro e ao redor dela. A praça que foi reformada rende belíssimas fotos!
Parque Primo Raphaelli
Jacutinga - MG
Ótimo para caminhadas, com algumas atrações para crianças (parquinhos) e adolescentes (pista de skate e mais). Lugar bonito e agradável, que vale a pena passar um tempo.
Pico da Forquilha
Jacutinga - MG
Aventura, emoção, a chagada ao pico é muito gratificante. Uma vista panorâmica. Exige um pouco do condicionamento físico, pois é muita subida!
Serviço:
4º Campeonato de Judô de Jacutinga
Data: 17 de setembro (domingo)
Local: Ginásio Municipal de Esportes de Jacutinga - MG
Abertura: 08:30hs
boletim OSOTOGARI
Parabéns pelas informações estaremos indo para prestigiar o torneio e essa cidade maravilhosa.
ResponderExcluir