segunda-feira, 27 de abril de 2015

Brasil confirma hegemonia continental e é campeão do Campeonato Pan-americano


Com 17 medalhas, Brasil confirma hegemonia continental e é campeão do Campeonato Pan-americano de Edmonton

Neste domingo, equipe masculina foi campeã e a feminina ficou com a prata. País fechou competição com nove ouros, sete pratas e um bronze.

O melhor judô das Américas é o brasileiro, levando-se em conta o resultado final do Campeonato Pan-americano da modalidade realizado em Edmonton, Canadá. Neste domingo, último dia de evento, o Brasil foi campeão por equipes no masculino e vice no feminino em confrontos contra Cuba e Canadá, respectivamente. No individual, o país já havia conquistado 15 medalhas e fechou a competição em primeiro lugar geral com nove ouros, sete pratas e um bronze.  

Para conquistar a última medalha de ouro, os meninos foram implacáveis na disputa por equipes. Primeiro, com 100% de aproveitamento no confronto com o Peru para avançar às semifinais, contra os anfitriões canadenses. Mais uma vez, Charles Chibana (66kg), Alex Pombo (73kg), Victor Penalber (81kg), Tiago Camilo (90kg), Rafael Silva (+100kg) e David Moura (+100kg) fizeram bonita e cravaram outro cinco a zero, garantindo a vaga na final contra Cuba. Com dois ippons de Chibana e Pombo, o Brasil abriu dois a zero de vantagem e comemorou o ouro com a vitória de Penalber na terceira luta. Tiago Camilo venceu mais uma e David Moura acabou sendo superado pelo cubano na última luta, a única derrota da equipe masculina durante a competição. Além do ouro na disputa por equipes, o time masculino brasileiro sobrou no individual, conquistando cinco ouros, três pratas e o primeiro lugar no quadro de medalhas. A única categoria em que os meninos não medalharam foi o peso meio-leve (66kg). 

A prata do feminino veio na disputa contra o Canadá depois que Érika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg) e Rochele Nunes (+78kg) passaram pelo Equador com vitória por quatro a um (única derrota foi no pesado). Na final, as meninas começaram bem com as duas vitórias seguidas de Érika Miranda e Rafaela Silva, mas as canadenses conseguiram se impor e venceram as outras três lutas contra Mariana Silva (63kg), Barbara Timo (70kg) e Mayra Aguiar (78kg). Além desta medalha, o feminino conquistou mais três ouros, três pratas e um bronze, no individual, medalhando em todas as categorias e ficando também com o primeiro lugar geral à frente de Cuba, que teve três ouros e seis bronzes.

Felipe Kitadai é eleito o "Melhor atleta" da competição


Fechando com chave de ouro a participação brasileira neste Pan-americano, o ligeiro Felipe Kitadai foi eleito o Melhor Atleta Masculino da competição. No sábado, o brasileiro conquistou a medalha de ouro da sua categoria vencendo todas as três lutas por ippon, inclusive a final contra seu compatriota Eric Takabatake. Nas redes sociais, o atleta comemorou mais esse feito: "É muito bom colher os frutos, principalmente depois de tanto trabalho."

A equipe retorna ao Brasil nesta segunda-feira, 27, e o próximo compromisso da seleção brasileira é o Grand Prix de Zagreb já no final de semana seguinte de 01 a 03 de maio. Nenhum dos atletas que competiram em Edmonton estarão na Croácia.

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada