sexta-feira, 24 de abril de 2015

Brasil conquista nove medalhas no primeiro dia de Pan-americano


O Brasil começou bem na disputa do Campeonato Pan-americano de Edmonton, Canadá. Dos onze atletas que competiram nesta sexta-feira, 24, nove chegaram às disputas por medalhas, sendo sete nas finais e dois na briga pelo bronze. O resultado foram quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze, além de um quinto lugar. Em luta equilibrada contra o argentino Emmanuel Lucenti, Victor Penalber (81kg) levou o adversário a sofrer uma punição, resistiu até o final e ficou com o primeiro ouro para o Brasil. 

"Tem sempre alguma coisa para melhorar, ainda mais num ano pré-olímpico. Mas, acho que o resultado foi importante, é uma competição com uma pontuação muito alta e neste ano que vai ser uma corrida olímpica esses 400 pontos vão ser muito importantes. Pensando em Olimpíada acho que a gente tem muito o que melhorar, essa categoria é forte. No pódio hoje tínhamos, pelo menos dois atletas entre os dez primeiros. Tomara que esse primeiro ouro tenha sido o "abre-alas" e que a gente traga muitas medalhas desse Pan-americano", disse Penalber, que agora tem quatro títulos pan-americanos. 

Tiago Camilo (90kg), que venceu duas das três lutas preliminares por ippon, subiu no lugar mais alto do pódio com a desistência do cubano Asley Gonzalez, atual campeão mundial, que sentiu o ombro recém-operado. Na sequência, Mayra Aguiar, que competiu pela primeira vez como campeã mundial, encarou uma velha conhecida na final do meio-pesado (78KG), a americana campeã olímpica, Kayla Harrison. O resultado foi igual ao da última luta entre as duas, a semifinal em Chelyabinsk, com vitória para a brasileira por apenas um shido de vantagem. 

"Estou muito feliz com essa volta. É sempre bom voltar com um ouro. Quando a gente fica muito tempo parada a gente não sabe como vai ser, o que vai acontecer na volta e deu tudo certo", comemora a brasileira. "Eu acho que eu não estou ainda no meu 100%, tem muita coisa ainda para ajeitar, mas é um passinho de cada vez. Vou voltar para casa, arrumar o que tiver que arrumar, mas eu saio daqui muito feliz pela minha vontade, pelo meu esforço, por como foi a competição e por essa volta maravilhosa que me deu muita força para poder continuar e buscar o meu sonho."

O quarto e último ouro do dia veio na final brasileira do peso-pesado masculino entre Rafael Silva e David Moura, que levou a melhor na diferença das punições. David sofreu três e Rafael, quatro, ficando com a prata. 

Além dele, Mariana Silva (63kg), Luciano Corrêa (100kg) e Rochele Nunes (+78kg) conquistaram o segundo lugar nas suas respectivas categorias, vencidas pelos cubanso Maylin Carvajal (63kg), Jose Armenteros (100kg) e Idalys Ortiz (+78kg), respectivamente. 

Maria Portela e Barbara Timo, que haviam se enfrentado na segunda fase do peso médio (70kg) chegaram às disputas pelo bronze. Timo acabou ficando com o quinto lugar e Portela subiu no pódio trazendo para o Brasil o único bronze do dia. Ketleyn Quadros (63kg) também competiu nesta sexta, mas caiu na primeira luta para Diana Velasco (COL), em combate decidido no golden score. 

Neste sábado, 25, outros sete brasileiros vão em busca de medalhas para manter o Brasil na liderança do quadro geral. A partir das 13h (de Brasília), Sarah Menezes (48kg), Érika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Felipe Kitadai (60kg), Eric Takabatake (60kg), Charles Chibana (66kg) e Alex Pombo (73kg) fazem suas primeiras lutas na competição.  

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ
Foto: Rafal Burza/CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada