Com o fim da Seletiva Nacional de Base disputada em Vitória de 28 de novembro a 1º de dezembro, a gestão técnica das equipes de base divulgou a primeira versão do Ranking Nacional Equipes de Base 2014 que, assim como aconteceu em 2013, definirá os classificados para os principais eventos do calendário: Sul-americanos e Pan-americanos Sub 18 e Sub 21 e Mundial Sub 21. No ano que vem não haverá Mundial Sub 18 por causa da realização dos Jogos Mundiais da Juventude, no qual o Brasil será representado por Layana Colman (MS) e José Basile (SP).
Os campeões da Seletiva começarão 2014 com 140 pontos, os vice-campeões com 95, os terceiros com 65, os quartos com 50 e os quintos com 40. Além desse primeiro campeonato, os outros eventos nacionais que contarão pontos para o ranking são os Campeonatos Brasileiros Regionais, o Campeonato Brasileiro Sub 21 em Campo Grande (MS) e Campeonato Brasileiro Sub 18 em São Luís (MA). Já fora do Brasil, os eventos que poderão somar pontos para o ranking são, no caso do sub 18, o Circuito Mundial Fase 1 e Fase 2 na Alemanha ; e no sub 21 serão o Circuito Mundial Fase 2 na Alemanha, Fase 3 na Rússia, Fase 4 na Áustria e Fase 6 também na Alemanha.
Apenas o melhor resultado do Circuito Mundial será contabilizado para a classe sub 18 e os dois melhores para o sub 21. Por conta do conflito de datas, a pontuação do Brasileiro Regional não valerá para os atletas que participarem do Circuito Mundial. Mas a tabela de pontuação também sofreu algumas alterações. Os atletas que participaram dos Mundiais sub 18 e sub 21 terão seus pontos somados no ranking de 2014, desde que não tenham subido de classe de idade ou mudado de categoria de peso.
“Mas acredito que a principal mudança foi que adotamos a perda de pontos caso os atletas não respeitem o limite de peso permitido da sua categoria ou cometam atos de indisciplina. Essa atitude é importante por que transfere também para o atleta a responsabilidade que eles precisam assumir com as escolhas que fazem.”, disse Kenji Saito, gestor técnico das equipes de base. A partir de agora, os atletas que excederam o limite de peso mais de três vezes em eventos conduzidos pela CBJ serão cortados automaticamente da equipe. A comissão técnica também terá a liberdade de denunciar os casos mais graves de indisciplina ao STJD do judô.
Os critérios de classificação para os campeonatos continentais e mundiais são bem semelhantes aos que foram adotados em 2013 e que renderam 209 medalhas internacionais às equipes de base. No caso do Mundial sub 21, os líderes do ranking que ultrapassarem os 500 pontos estão automaticamente classificados. Os demais líderes que não atingirem a marca serão analisados pela comissão técnica. Para o Pan-americano e Sul-americano Sub 18 irão, respectivamente, o líder e o vice-líder do ranking após o Brasileiro da classe, que será disputado em São Luís de 31 de maio a 1º de junho. No Sub 21, irão o líder e o vice-líder do ranking após Circuito Mundial Sub 21 Fase 4.
Os rankings nacionais sub 18 e sub 21 bem como mais informações sobre os mesmos podem ser encontradas nos links abaixo:
Por: Assessoria de Imprensa da CBJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!