Em um sábado de judô de alto nível, a seleção brasileira em 2014 foi definida com a disputa da segunda etapa da Seletiva Rio 2016. Ao todo, 111 atletas – 60 no masculino e 51 no feminino - de 17 estados diferentes disputaram as 21 vagas disponíveis – 13 no feminino e 8 no masculino – na equipe de alto rendimento. Estar na seleção em 2014 ganha ainda mais importância porque os pontos conquistados no ranking mundial a partir de maio ainda contarão em 2016 e poderão ser decisivos na definição dos representantes brasileiros nos Jogos do Rio de Janeiro.
Pela manhã foram disputadas as três categorias mais leves. No superligeiro feminino, que já conta com a campeã mundial Sarah Menezes, haverá uma repetição das três atletas que estiveram no grupo este ano já que Gabriela Chibana e Nathália Brigida revalidaram suas vagas. No masculino, Allan Kuwabara ficou com a vaga. No meio leve, Jéssica Pereira, medalhista de prata no Mundial Junior, surpreendeu e numa disputa direta ficou com a vaga que era de Eleudis Valentim. Raquel Silva ficou com a outra vaga. No masculino, Vinicius Sakamoto herdou a vaga que era de Leandro Cunha, duas vezes vice-campeão mundial.
“É uma honra substituir um ícone como o Coxa e também é um orgulho chegar à seleção. Eu vinha batendo na trave nos últimos anos e graças aos treinos, à estrutura oferecida pelo meu clube e as oportunidades dadas pela CBJ consegui conquistar minha vaga”, disse Sakamoto.
O leve era o único peso que tinha apenas uma vaga disponível entre as mulheres. E Flávia Gomes, que está no seu último ano na base e há duas semanas garantiu uma vaga para o Circuito Mundial Junior, repetiu a dose na seleção principal e completo o time que conta com a campeã mundial Rafaela Silva e a medalhista olímpica Ketleyn Quadros.
“É muito gratificante ter conseguido vencer a Seletiva, eu queria muito manter minha posição. O fato de competir fora do país pelo júnior também me ajuda a ter mais experiência e, com certeza, pode ser um diferencial na minha evolução. A rotina de viagens vai ser pesada mas eu amo fazer judô e competir faz parte, faz diminuir qualquer cansaço”, disse .
No masculino, a vaga ficou com Marcelo Contini que em 2013 participou do circuito da Federação Internacional defendendo as cores do Brasil mas não conseguir ficar entre os 22 melhores do mundo, o que o excluiria da Seletiva. Entre os nomes que ele deixou pra trás estão Igor Pereira, Marcos Seixas e Eduardo Katsuhiro Barbosa.
“Graças a deus consegui vencer esse torneio de nível altíssimo. Estava um pouco pressionado porque ano passado fiquei bem ranqueado e consegui ficar fora da Seletiva. Acho que taticamente fui bem mas tecnicamente ainda tenho que evoluir. Estou buscando isso. Agora é descansar um pouco até o réveillon e já voltar a treinar em janeiro para começar o ano com o pé direito”, disse Contini.
No meio médio, o jovem Gustavo Assis que está no primeiro ano de sênior surpreendeu os favoritos e ficou com a vaga ao lado do vice-líder do ranking mundial Victor Penalber e do duas vezes medalhista olímpico Leandro Guilheiro. No feminino, não houve surpresas: Mariana Silva e Katherine Campos revalidaram suas vagas. O mesmo aconteceu entre as mulheres e os homens do peso médio com Bárbara Timo, Nádia Merli, Eduardo Santos e Eduardo Bettoni Silva permanecendo na zona de investimento de alto rendimento.
No meio pesado masculino, Hugo Pessanha não sentiu o peso do favoritismo e reafirmou sua vaga. No feminino, Samanta Soares, medalhista de prata em seu último mundial como Junior, manteve sua vaga. Já Renata Januário aproveitou a nova vaga aberta esse ano para a categoria para ingressar na seleção e, pela primeira vez, disputar eventos FIJ.
No pesado feminino, Rochele Nunes e Claudirene Cezar permanecem na seleção ao lado da líder do ranking mundial Maria Suelen Altheman. E no masculino, o baiano Gabriel Souza ficou com a vaga disponível na última luta quando venceu Ruan Silva, atleta da casa que contava com o apoio da torcida.
“O ano foi muito conturbado começando com resultados não muito bons e, de repente, passou a ser maravilhoso. Eu só tenho que agradecer ao clube que me deu toda a estrutura que precisava, e à CBJ que confiou em mim, me chamou para o time de apoio e meu deu a oportunidade de competir no GP de Qingdao. Agora é continuar trabalhando para buscar meu lugar ao sol”, disse Gabriel , medalhista de prata no Grand Prix da China.
“É a primeira vez que a Seletiva teve esse tamanho. Isso é muito importante para os atletas, especialmente os mais jovens, porque eles precisam sentir esse clima competitivo, com torcida contra, ginásio lotado. Mesmo os que não se classificaram, foram observados mais detalhadamente pela comissão técnica e temos certeza que passar por uma disputa como essa, vai enriquecê-los seja emocionalmente ou tecnicamente”, disse Ney Wilson.
Logo após a Seletiva, foi disputado o Desafio Internacional, onde o Brasil enfrentou a Colômbia no feminino e a Argentina no masculino, com uma equipe formada pelos atletas que se destacaram durante o torneio. Confira abaixo a lista completa de atletas que representarão o Brasil em 2014. Os nomes marcados com asterisco são os dos atletas que passaram pela Seletiva Rio 2016 – Etapa II.
60kg
Felipe Kitadai (RS)
Diego Santos (RS)
Allan Kuwabara (SP)*
66kg
Charles Chibana (SP)
Luiz Revite (SP)
Vinicius Leal (MG)*
73kg
Bruno Mendonça (SP)
Alex Pombo (MG)
Marcelo Contini (SP)*
81kg
Victor Penalber (RJ)
Leandro Guilheiro (SP)
Gustavo Assis (MG)*
90kg
Tiago Camilo (SP)
Eduardo Santos (RS)*
Eduardo Bettoni Silva (MG)*
100kg
Renan Nunes (RS)
Luciano Correa (MG)
Rafael Buzacarini (SP)
Hugo Pessanha (MG)*
+100kg
Rafael Silva (SP)
David Moura (MT)
Walter Santos (SP)
Gabriel Souza (MG)*
48kg:
Sarah Menezes (PI)
Gabriela Chibana (SP)*
Nathália Brigida (MG)*
52kg:
Érika Miranda (MG)
Raquel Silva (RJ)*
Jéssica Pereira (RJ)*
57kg:
Rafaela Silva (RJ)
Ketleyn Quadros (MG)
Flávia Gomes (SP)*
63kg:
Mariana Barros (SP)
Mariana Silva (MG)*
Katherine Campos (RJ)*
70kg:
Maria Portela (RS)
Bárbara Timo (RJ)*
Nádia Merli (SP)*
78kg:
Mayra Aguiar (RS)
Samanta Soares (SP)*
Renata Januário (RJ)*
+78kg:
Maria Suelen Altheman (SP)
Rochele Nunes (RS)*
Claudirene Cezar (SP)*
Por: Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!