sábado, 12 de janeiro de 2013

Mogi das Cruzes: Mogiana parte para desafio na Austrália


A mogiana Gabriela Silva Martins Clemente viaja para o maior desafio de sua curta carreira nesta segunda-feira. A ‘rainha do ippon’, como é conhecida na equipe do Palmeiras/Mogi das Cruzes, vai defender o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) na sexta edição do Festival Olímpico da Juventude, entre os dias 16 e 20 deste mês, na capital Sidney, na Austrália. A judoca de apenas 14 anos vai brigar por uma medalha na categoria ligeiro (até 48 quilos).
O embarque para a ‘terra dos cangurus’ será apenas na segunda-feira, mas a última preparação para o Festival da Juventude teve início na quarta-feira passada, quando Gabriela se uniu aos demais atletas brasileiros para uma série de atividades específicas no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro.
Se engana quem pensa que a ‘Rainha do Ippon’ vai se contentar apenas em participar do evento na Austrália. Ela quer muito mais. “Estou confiante para chegar e ganhar. Estou um pouco ansiosa, mas nada demais”, destacou a judoca do Palmeiras/Mogi, especialista no golpe uchi-mata - uma técnica de arremesso de pés, aplicado ao desequilibrar o oponente para a frente, pegando na parte superior das costas com uma mão e no braço com a outra. “Meu diferencial é o treino. Trabalho bastante o uchi-mata. Mas não posso esquecer que perdi o Sul-Americano em um contra-ataque após tentar o golpe. Serviu de lição e agora estou mais atenta”.
A convocação da mogiana para integrar a equipe do COB foi conquistada por conta dos excelentes resultados obtidos nas duas últimas temporadas. Só no ano passado, por exemplo, ela ficou com a medalha de ouro em seis dos sete títulos que disputou – como os ouros no Campeonato Paulista, Paulista Escolar, Campeonato Brasileiro e bronze no Sul-Americano Escolar. Mas o que realmente pesou na decisão da entidade foi o título obtido nas Olimpíadas Escolares 2012.
Atleta mais nova da delegação brasileira, Gabriela Clemente vai para a sua quinta viagem internacional. Antes, ela já havia defendido o País no Panamá, Argentina, México e Colômbia. “Quero aproveitar muito a experiência no Festival da Juventude. Não conheço nenhuma provável adversária. Será a primeira vez que vou enfrentar judocas da Europa e Ásia”, revelou a mogiana, sem esconder a ansiedade dias antes de enfrentar o maior desafio de sua carreira.
Nascida e criada no Bairro da Vila Industrial, Gabriela deu os primeiros golpes aos 7 anos de idade com a sensei Suelen Sato, no Bunkyo, que conta com uma academia na sede da Vila Industrial – núcleo do Palmeiras/Mogi. Sete anos depois, ela se torna a atleta do judô de Mogi a viajar mais longe para representar a Cidade em um torneio.
A ‘rainha do ippon’ – ela é assim chamada porque vence a maioria das suas lutas ao aplicar o golpe (uma espécie de nocaute no boxe e que encerra o combate) foi incentivada pelo irmão Régis a começar no esporte. Bastou uma aula para se apaixonar e nunca mais largar o judô.
Mas foi com o sensei Paulino Namie, coordenador de judô da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) que Gabriela realmente iniciou a sua trajetória de sucesso. Hoje, a garota é umas das principais revelações do judô mogiano.
O excelente desempenho nos tatames também lhe rendeu uma bolsa de estudos no Colégio Amorim, no Tatuapé, Capital Paulista. Com sua dedicação aos treinos e o apoio irrestrito dos pais Rogério e Rita, além dos irmãos Régis, Rogério e Kesya, Gabriela espera alcançar seus sonhos no esporte e trilhar o mesmo caminho do ídolo Sarah Menezes, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. “Quero disputar as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. É possível se eu me esforçar bastante. Mas se não acontecer, vou focar em 2020”, concluiu.
Esta é a primeira vez que o Brasil participa da competição, que reunirá cerca de 1,7 mil jovens esportistas de 30 países com idade até 18 anos. A equipe brasileira será composta por 67 atletas e disputará em cinco modalidades: atletismo, canoagem, judô, lutas associadas e natação. As disputas serão realizadas nas mesmas instalações dos Jogos Olímpicos de 2000, em Sidney.

Por: Thiago Campos - Diário de Mogi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada