segunda-feira, 18 de março de 2024

Instituto Reação conquista o Torneio de Abertura 2024


O fim de semana dos dias 16 e 17 de março marcou o início da temporada de 2024 do Judô Rio, com a realização do Torneio de Abertura, na Arena da Juventude (Parque Olímpico de Deodoro). Ao todo, foram mais de 800 atletas para disputas em 5 classes diferentes, e, ao final, o Judô Comunitário Instituto Reação se sagrou campeão com 25 medalhas de ouro, 19 de prata e 24 de bronze. Em seguida na classificação vieram Clube de Regatas do Flamengo (18-23-21), Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama (07-06-14), Instituto Santa Cruz de Esportes (07-00-03) e Impacto Fight School (06-03-05).

O momento ápice do fim de semana ficou por conta do acirrado confronto pela classe Sênior, que terminou com a vitória do Reação com 6 ouros, 7 pratas e 7 bronzes, contra 5 medalhas de cada brilho do Flamengo. Quem contribui com uma láurea dourada para o Reação foi a paulista de Praia Grande Agatha Silva, recém-chegada à agremiação. A peso Pesado (+78Kg) comentou sobre seu primeiro triunfo no Judô Rio:

“O atleta, quando muda de Estado, de clube, passa por um processo de adaptação que é um pouco lento, e eu estava com receio de não estar adaptada ainda. Ainda não estou 100%, mas foi um começo muito bom, gratificante e que me dá ainda mais aquela sensação de ‘você consegue’. Meu objetivo principal para a temporada é a classificação para a Seletiva Olímpica para o próximo ciclo e todas as competições oficiais serão importantes”.

Se Agatha Silva já está vislumbrando os Jogos Olímpicos de 2028, o peso Médio (90Kg) Marcelo Gomes segue firme e forte em sua busca por uma vaga nos Jogos de 2024, em Paris. Com viagem marcada para o Grand Slam Tbilisi, que distribuíra relevantes pontos para o ranking classificatório das Olimpíadas, o atleta rubro-negro fez questão de participar do Torneio de Abertura, ganhou mais um ouro e subiu ao pódio com a filha Anaya, de 8 meses:

“A Federação do Rio de Janeiro promove os melhores eventos nacionais, com organização, estrutura e árbitros capacitados até para eventos internacionais. Competir aqui para mim foi como um treinamento de luxo para que eu consiga chegar ao Grand Slam e trazer o melhor resultado para o Brasil”.

O Torneio de Abertura deu aos vencedores de todas as classes a vaga para o Campeonato Brasileiro Regional, que será realizado nos dias 6 e 7 de abril, no Rio de Janeiro. O peso Pesado (+100Kg) da Umbra – Vasco Yuri Santos já possui em sua prateleira 3 medalhas de ouro do Brasileiro Regional, duas no Sub-18 e uma no Sub-21. Agora, após vencer o Torneio de Abertura, terá a oportunidade de lutar na classe Sênior:

“Costumam dizer que é no Sênior que começa o Judô competitivo de verdade, mas acho que ter vencido o Brasileiro Regional em outras classes irá me ajudar. Espero poder representar bem o Rio de Janeiro e buscar minha primeira medalha nacional no Sênior”.

Além de terminar na ponta da classificação do Torneio de Abertura no geral e na classe Sênior, o Instituto Reação também liderou as classes Sub-21 (08-06-02) e Sub-15 (07-03-06). Vice-campeão geral, o Flamengo ficou na ponta da tabela nas classes Sub-18 (05-01-05) e Sub-13 (02-05-02).

O próximo evento do Circuito Estadual da FJERJ é o Campeonato Carioca, nos dias 18 e 19 de maio. Antes disso, o calendário da Federação terá a 1ª etapa do Circuito Hajime, nos dias 4 e 5 de maio.

Veja, abaixo, a classificação geral e os resultados individuais do Torneio de Abertura 2024.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada