quarta-feira, 14 de setembro de 2022

A cor do Judogi no Judô


Uma das características do Judô é a ETIQUETA.

Somos referência para a sociedade por tudo aquilo que os professores japoneses trouxeram e com muito trabalho conseguiram deixar para nós.

O tempo muda, muitos costumes mudam, há várias adaptações e evolução durante o passar do tempo, mas a TRADIÇÃO que sustenta e fundamenta a essência daquilo que foi idealizado pelo Professor Kano não se pode perder.

Infelizmente começa a aparecer em eventos de judô crianças com o "Judogi" cor de rosa. Isso é um descalabro! É a falência total da aula de judô e do/a sensei que a ministra. Ouvi de colegas que "o número de alunas aumentou quando adotei o "Judogi" rosa". Ora, não é a cor do kimono, ou a promoção de faixas (absurdas) que mantém a criança treinando judô. A própria aula que deve estimular isso. Não há nada mais "sedutor" e motivador que o conhecimento, um bom treino e um ótimo ambiente.

Muitas pessoas esquecem que, de uma maneira ou de outra, começam a ser referência para outras, e é FUNDAMENTAL que estudem aquilo que divulgam, busquem bons exemplos, conhecimento e progressão para não jogar na vala comum algo que nos foi deixado após muito esforço.

Não temos o DIREITO de deturpar e descaracterizar tão violentamente o Judô.

O Judogi azul já foi instituído pela FIJ por motivos comerciais, com uma justificativa que acabou não sendo concretizada em relação às competições de alto rendimento. Agora vamos aceitar a cor rosa para as meninas? Ou se o/a aluno/a gostar da cor preta ou verde poderá usar também?

Existe um SENTIDO para o Judogi ser branco. Não é à toa! Representa MUITO no Judô. E quem não sabe qual é, sugiro pesquisar para entender o "crime" que se comete com o nosso "DÔ" ao abraçar ideias e modismos estapafúrdios.

Repito: Ao nos tornarmos referência - seja lá de quem for - é preciso muito cuidado para não invertermos os valores daquilo que estamos de fato inseridos e nos colocando como “porta-vozes” desta maravilhosa ferramenta de educação que é o Judô.

Vinícius Erchov – Faixa Preta 6º Dan
Historiador, Educador e Filólogo
Presidente do Projeto Budô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada