sexta-feira, 13 de maio de 2022

Judô pela paz na Moldávia

 


Organizar um torneio de judô é uma coisa muito boa. Fazê-lo com refugiados ucranianos é outra coisa. A Federação Moldávia de Judô colocou todos os seus esforços para que as coisas corressem bem e no dia 23 de abril realizaram sua competição por cadetes, com a participação do judoca da Ucrânia, ou seja, do conflito.


Ver uma criança competindo é sempre uma fonte de orgulho e emoção. Observar suas reações, seu desejo de vencer, seu respeito pelo código de honra do judô em uma idade tão jovem, é uma das coisas que faz a vida valer a pena. Quando muitas dessas crianças também viram o horror mais absoluto com seus próprios olhos, as sensações são aumentadas; não é mais o mesmo orgulho, nem a mesma emoção.


Da Moldávia eles nos contam sobre a honra que foi para eles organizarem o evento, bem apoiado pela Federação Internacional de Judô, que projetou as medalhas e diplomas concedidos. O torneio foi patrocinado pelo programa Judô For Peace da IJF, que nesses tempos conturbados faz ainda mais sentido, se possível, pois oferecer um futuro envolve criar uma situação segura e colocar recursos na mesa. O sorriso, ou seja, a felicidade de uma criança hoje, tem um preço muito maior do que antes. Judô pela Paz é a resposta e a solução.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada