sexta-feira, 13 de maio de 2022

Animada cerimônia de abertura do Pan de Veteranos tem apresentação da Banda Yayá Muxixa e presença de autoridades


Quem passou pelo Shopping Paralela, em Salvador, na tarde desta quinta-feira, 12, teve o privilégio de assistir à belíssima apresentação da banda Yayá Muxixa, que animou a cerimônia de abertura dos eventos internacionais de judô que acontecem na capital baiana, nesta semana, apresentando um pouco da cultura local aos participantes e autoridades presentes. No repertório, clássicos da música brasileira, como Faraó, Meia Lua Inteira, O que é que a baiana tem, Samba da Bênção e, por fim, a execução do hino nacional interpretado pela talentosa cantora Carla Lis deixaram todos impressionados e emocionados.  

Diversas autoridades locais prestigiaram o evento e elogiaram a iniciativa, destacando a competência das entidades e dirigentes esportivos na organização das quatro competições continentais que reúnem cerca de 400 judocas em Salvador durante quatro dias de disputas.  

“Estar na Bahia só pode ser uma alegria muito grande. Estar aqui, nesse evento Pan-Americano, Sul-Americano, ter a honra, não só de realizar o evento em nosso país, mas de contar com a presença do presidente da Confederação Pan-Americana, Carlos Zegarra, ter a presença também do presidente da Sul-Americana, Oscar Casinério, estar ladeado do nosso anfitrião, Marcelo Ornelas, o idealizador, organizador e aproveito para parabenizar, porque já é um sucesso o evento. Não posso deixar de citar o presidente da Sudesb, Vicente Neto, um apoiador da nossa modalidade, assim como a deputada Olivia Santana”, agradeceu Silvio Acácio Borges, presidente da CBJ, em seu discurso inicial. “A ousadia do nosso anfitrião em trazer um evento dessa magnitude para dentro de um shopping impactou a todas as entidades superiores, mas sempre tiveram uma confiança muito grande no judô do Brasil e, não diferente, o judô do Brasil tem uma confiança muito grande no judô baiano. A tradição em realizar eventos, a responsabilidade com que o faz, está aqui um belíssimo espetáculo e vale ressaltar, privilegiando uma categoria que, hoje, está, sim, sob o guarda-chuva da CBJ. Poder voltar depois de dois anos de paralisação com um evento desse tamanho é um orgulho muito grande.” 

Marcelo Ornelas destacou a superação de sua equipe na execução do evento e demonstrou confiança para trazer novos eventos para a Bahia futuramente.  

“Nós sabíamos que seria um grande desafio realizar um evento internacional de judô dentro de um shopping. A missão vai até domingo e nós conseguimos sim realizar um evento de sucesso, bonito, organizado sempre buscando a excelência. Nessa semana, um repórter me perguntou porque demorou 20 anos para ter na Bahia um Campeonato Pan-Americano. Hoje, eu e toda a equipe da Febaju sabemos o porquê, o quanto é difícil realizar um evento internacional. Tenho certeza que o ciclo dessa vez será menor”, projetou Ornelas.  

Carlos Zegarra, presidente da CPJ, evidenciou os judocas presentes e parabenizou as mulheres judocas veteranas que lutaram no período da manhã e acompanharam a Banda Didá no tatame durante toda a cerimônia de abertura, representando todos os judocas da competição.  

“É uma honra para a Confederação Pan-Americana de Judô estar aqui acompanhado por meu amigo, presidente da CBJ, Silvio Acacio Borges, por nosso vice-presidente, Oscar Casinerio, por nosso amigo, presidente da Febaju, Marcelo Ornelas França, e, sobretudo pelos judocas aqui presentes. Um reconhecimento especial às mulheres que lutaram hoje e uma foto muito importante, vejo uma garotinha ali junto com as atletas. O futuro e o presente do judô das Américas aqui presentes em Salvador da Bahia. Parabéns e grande sucesso para vocês”, desejou Zegarra.  

Representantes dos poderes públicos que apoiaram a Febaju na realização dessas competições, como presidente da Superintendência de Desporto da Bahia (Sudesb), Vicente Neto, e a deputada estadual, Olivia Santana (PCdoB), além de vereadores de Salvador também prestigiaram a cerimônia de abertura e elogiaram o trabalho da CBJ e da Febaju na promoção do judô na Bahia.  

“Estou aqui em missão institucional representando o governador do estado da Bahia. Parabenizo meu dileto amigo presidente da CBJ, Silvio Acácio, ao querido Marcelo Ornelas e a direção da Febaju pela ousadia de trazer para a Bahia três grandes eventos internacionais e realizá-los em um local como esse, que é um desafio ainda maior”, parabenizou Vicente Neto. 

“É um orgulho estar aqui na abertura desse evento que você lutou tanto para que acontecesse, Marcelo, depois da paralisação causada pela grande pandemia que enfrentamos.  Então, ver esse encontro é uma realização de um sonho que, por algum momento, parecia que não aconteceria. Eu não tenho nenhuma dúvida da importância do judô, não só no alto rendimento, mas também como esporte de participação, que integrado à educação, a gente consegue fazer mais e melhor pelo nosso povo”, destacou Olivia Santana.  

Entendo que o esporte é o caminho para socializar e ressocializar, além é claro, de formar atletas profissionais. É uma porta para que o social seja desenvolvido. Em parceria com a Febaju, nós estamos implementando o projeto de Judô nas escolas de Salvador. Esse evento é uma inovação e uma forma de integração do esporte, de abraçar a juventude”, pontuou o vereador Luis Carlos (Republicamos).

Confira a agenda completa:  

11/05 - Campeonato Pan-Americano de Kata  

12 e 13/05 - Campeonato Pan-Americano de Veteranos 

14/05 - Campeonato Sul-Americano de Veteranos  

15/05 - Open Pan-Americano de Veteranos

Transmissão Ao Vivo 

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ
Foto: Valter Junior - Febaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada