quinta-feira, 12 de maio de 2022

Árbitros da Ásia sobem de nível


Nos dias 10 e 11 de maio de 2022, Almaty, no Cazaquistão, sediou um seminário de arbitragem da IJF antes de um exame para árbitros internacionais. Os diretores de árbitros da IJF, Florin Daniel Lascau, e Armen Bagdasarov, participaram dos procedimentos, com vários membros da Comissão de Árbitros da IJF saudando a presença de árbitros de 13 países.


O senhor deputado Lascau comentou: "A partir do primeiro seminário na Europa em Lisboa, onde selecionamos 174 vídeos de 500, oferecendo este material em todo o mundo, continuamos até Lima nas Américas, onde realizamos um seminário para os sindicatos Pan-Americano e da Oceania. Agora estamos na Ásia, e estamos muito orgulhosos de podermos continuar com o mesmo padrão e qualidade de educação para árbitros e treinadores. Aqui estamos passando informações para mais de 20 árbitros que terão seu exame imediatamente após o seminário. Além disso, temos aqui 35 treinadores, o que é incrível. Isso demonstra que a formação de arbitragem não é apenas para árbitros, mas também para treinadores"


É o sonho de todo árbitro trabalhar para a inclusão na comunidade de árbitros internacionais de classe mundial da IJF. Essa não é uma jornada fácil, exigindo muitos anos de trabalho duro e prática dedicada. Os árbitros são como atletas, se preparando para competições, praticando sua técnica e participando de sua versão de campos de treinamento, como os seminários em Lisboa, Lima e Almaty.

Durante o seminário Almaty, os participantes revisaram centenas de vídeos diferentes com uma variedade de técnicas e suas variações. Isso é apenas parte da preparação necessária para que os árbitros estejam totalmente equipados para julgar cada pouso e aderência efetivamente durante as competições. O trabalho realizado também foi perfeitamente cronometrado para auxiliar aqueles em análise para sua Licença internacional de árbitros da IJF.

A licença de maior arbitragem é, em primeiro lugar, o reconhecimento de um compromisso de longo prazo com a arbitragem, ao mesmo tempo em que afirma o nível técnico dos beneficiários. Uma vez conquistada, a licença oferece aos árbitros o acesso importante ao Circuito Mundial de Judô e aos campeonatos mundiais e a possibilidade de serem incluídos no programa olímpico.


Uma das participantes do seminário, a sra. Varvara Massyagina, do Cazaquistão, falou sobre sua jornada na arbitragem: "Ser árbitro é aprender. Você deve aprender o tempo todo. Estudei no Kodokan, me formei na Academia IJF e agora continuo estudando na Academia novamente. Além disso, devemos arbitrar centenas de eventos, incluindo competições locais e internacionais. Sou muito grato ao IJF pela oportunidade e espero que este exame seja bem sucedido para nós."

Claro, nenhum evento seria bem sucedido sem uma equipe de organizadores. No Cazaquistão, a impressionante equipe da federação é liderada pelo presidente interino Askhat Zhitkeyev, que também é membro da Comissão de Educação e Coaching da IJF: "É uma grande honra para nós sediar um evento tão importante em Almaty e somos gratos à IJF pela possibilidade".

A Comissão de Arbitragem da IJF expressou sua gratidão ao senhor deputado Zhitkeyev e sua equipe pela organização do seminário e desejou sucesso a todos os participantes no próximo exame.

Por: Jakhongir Toshpulatov e Jo Crowle - Federação Internacional de Judô


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada