quinta-feira, 9 de maio de 2019

Taça Brasil Sub-21 de Judô esquenta briga por liderança do ranking nacional e por vagas no Pan-Americano Júnior



Belo Horizonte receberá neste final de semana, dias 11 e 12 de maio, o Campeonato Brasileiro Interclubes - Taça Brasil Sub-21 de Judô, uma das competições mais importantes do calendário nacional Sub-21 da CBJ. A disputa reunirá cerca de 360 atletas de 89 clubes brasileiros em dois dias de combates na Arena Minas Tênis Clube.

Em jogo, além do título nacional, estão os pontos no ranking que definirão, junto com os pontos do Estágio Internacional de Leibnitz (Áustria), a seleção que representará o país no Campeonato Pan-Americano Júnior de Cali, em julho, na Colômbia. Os líderes de cada categoria no ranking após Leibnitz formarão a seleção júnior para o Pan-Americano.

"É uma competição estratégica para os atletas que estão brigando por essa vaga no Pan. O critério de convocação é o ranking nacional júnior e a Taça distribui até 180 pontos", explica Marcelo Theotônio, gestor das Equipes de Base da CBJ, que acompanhará as disputas em Minas Gerais.

Além disso, ele destaca a participação de diversos atletas da classe juvenil (Sub-18), uma vez que a Taça Brasil é uma competição aberta.

"É uma situação muito favorável do ponto de vista de desenvolvimento do atleta. Aumenta a competitividade interna e nos permite medir a distância entre as duas classes de idade", pontua.

Do ligeiro ao pesado

Essa é a primeira edição de Taça Brasil Sub-21 que não contará com a categoria Superligeiro (44kg e 55kg). No início deste ano, a Federação Internacional de Judô determinou o fim desses pesos na classe Júnior e o Conselho Técnico da CBJ concordou em seguir a determinação da FIJ nas competições brasileiras.

A medida fez com que grande parte dos atletas do Superligeiro migrassem para a categoria Ligeiro. O reflexo imediato disso poderá ser visto neste final de semana. O peso Ligeiro masculino tem 58 atletas inscritos, enquanto o Ligeiro feminino está com 25 judocas.

São as categorias mais cheias da competição e contarão com dois medalhistas do último Mundial Júnior: Renan Torres (60kg/Sesi/SP) e Amanda Arraes (48kg/Naec-Cacoal/RO), ambos medalhistas de bronze nas Bahamas, em 2018.

TREINAMENTO DE CAMPO E XV COPA MINAS

Ao final da Taça Brasil, os atletas poderão permanecer em Belo Horizonte para o Treinamento de Campo organizado pelo Minas Tênis Clube e pela Federação Mineira de Judô no período de 13 a 16 de maio. Em seguida, nos dias 18 e 19, o clube realizará a tradicional Copa Minas Tênis Clube de Judô, com disputas nas classes Sub-13, Sub-15, Sub-18 e Sênior.


Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada