quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Texto: O Real sentido do Judô



Esta semana fomos agraciados com um texto publicado pelo professor Vinícius Erchov em uma rede social e compartilhados por muitos. E nós do boletim OSOTOGARI tomamos a liberdade de replicar esse texto em nosso blog, afinal, esse é o motivo da existência do boletim: Difundir o judô em todas as suas formas e sentido e deixar aqui registrado mais um texto de alto valor filosófico da modalidade.

Muitos que veem o Judô associam sua prática apenas à questão da competição e do esporte, pois é isso que passa na mídia televisiva e impressa, tendo inclusive - nesse quesito - um grande sucesso, já que é a modalidade olímpica mais vitoriosa do país. Mas essa é uma pequena fração do todo que é o Judô.

Visando manter a origem do Bushidô (código de ética dos Samurais), o idealizador do Judô Kodokan – Professor Jigoro Kano – se preocupou em adaptar as artes marciais japonesas antigas (o extinto Ju Jutsu) em uma ferramenta útil ao desenvolvimento da sociedade e sua harmonia. Eliminando as técnicas mais nocivas à saúde, Kano trabalhou a ideia de união de corpo e mente, em uma filosofia de vida, um caminho, que tem como objetivo a saúde mental e física.

Trabalhado incessantemente em cada aula, em cada exemplo, o Judô fortalece sim o nosso físico e autoconfiança (dado que não deixa nunca de ser uma arte marcial, técnicas de autodefesa), mas acima de tudo molda o nosso caráter. Como educador que era, Kano pretendeu um caminho de evolução interna, de autoconhecimento baseados em exemplos de disciplina, retidão, educação, ética e respeito. Para ele – e para qualquer professor que se preocupa em passar o judô original – o judô só serve se for bom a todos que o praticam... Se todos puderem ser inseridos e desfrutarem juntos de suas benesses. O individualismo e crescimento unilateral são “estranhos” ao que idealizou Kano.

Baseado no que vemos no nosso mundo moderno hoje, são esses princípios do Judô que se fazem necessários para termos uma sociedade mais justa e equilibrada. Cada um que pratica o verdadeiro judô e entende sua proposta e objetivos, tendem a se tornarem pessoas mais serenas, honestas, respeitosas e educadas. Em um ambiente muito propício ao treino conjunto entre pais e filhos, irmãos e irmãs, adultos e crianças, o Judô propicia o entendimento da hierarquia e respeito às diferenças de uma maneira natural e benéfica. Criando harmonia e satisfação em todo o grupo.

O Judô proposto pelo visionário Jigoro Kano é uma valorosa ajuda na formação de nossas crianças e adolescentes. Uma ferramenta fundamental para inserção de adultos em um grupo saudável e amigo. Uma prática abrangente, com exemplos práticos e teóricos, dentro e fora do tatami, que respeita o limite de cada um, tendo como maior finalidade algo que se faça útil à sociedade em que vivemos. Esse é o real sentido do Judô. Pratique!

Vinícius Erchov – 5º Dan

Tri Campeão Mundial de Kata
Laureado pela Kodokan com a Certificação de Eficiência Técnica
Formado em História, Educação e Letras (Russo) pela USP
Presidente do Projeto Budô



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada