quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Fortaleza: Giuliano Gemma é o primeiro judoca faixa preta com Down do Nordeste


A Federação Cearense de Judô realizou no último dia 13 de dezembro, o seu exame de faixas no ginásio do Serviço Social do Comércio (Sesc), no Centro de Fortaleza. E o evento foi marcante para um judoca em especial. Depois de 17 anos praticando a nobre arte de Jigoro Kano, Giuliano Gemma Barbosa Oliveira, do Judô Clube Sol Nascente, tornou-se o primeiro judoca Down faixa preta do Nordeste, de acordo com informações do jornal O Povo. Aos 23 anos, o cearense se junta a outros nomes mais conhecidos do esporte no Brasil como o carioca Breno Viola, o primeiro faixa preta com Down do mundo, o paulista Felippe Reis e o gaúcho Yves Dupont.

"Ele sempre quis praticar algum esporte. No começo, ele queria capoeira, mas temendo as lesões, preferimos o judô", conta a mãe de Giuliano. O esporte praticado por Giuliano desde os seis anos de idade, ajudou o judoca melhorando a postura dele, incentivando a disciplina e evitando a tendência que as pessoas com Down têm de engordar. Após conversas com a psicóloga que atendia Giuliano e com o professor Marcelo Frazão, da academia onde iria treinar, ele foi matriculado.

Foram oito meses de curso para a mudança de faixa, ao lado de outros 58 aspirantes. Nesse período, só houve ajuda especial a Giuliano na prova teórica, onde uma pessoa lia as perguntas para ele. 

"Não há diferença. Sempre tratamos ele igual aos outros meninos. Sempre respeitamos limitações, o estágio de cada um. E sempre trabalhamos para não excluí-lo", diz Maison Sampaio, atual professor de Giuliano. "A gente sabia que ele era capaz. Ele não teve dificuldade", afirma Maison. 

Confira uma parte da apresentação de Giuliano no exame de faixas.

*Com informações do jornal O Povo. A matéria completa pode ser conferida em http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2015/12/15/noticiafortaleza,3549526/conheca-o-primeiro-faixa-preta-portador-de-sindrome-de-down-no-nordest.shtml

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada