sábado, 11 de julho de 2015

Japoneses se despedem do Rio depois de três dias de intercâmbio com brasileiros


Chegou ao fim na manhã deste sábado o treinamento de campo da seleção de judô masculina do Japão com atletas brasileiros de judô e jiu-jitsu realizado na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, Rio de Janeiro. Há sete anos sem vir com o time completo para o Brasil, os japoneses fizeram treinos específicos de ne-waza (luta no chão), especialidade brasileira, além de buscarem adaptação à cidade-sede dos próximos Jogos Olímpicos. 

“Isso é uma tradição do Japão. Eles sempre vão ao país sede dos Jogos no ano anterior. Da minha primeira Olimpíada, em Atenas, eu lembro de ter visto um vídeo deles indo à cidade, visitando o ginásio antes dos Jogos”, relembra o medalhista olímpico Leandro Guilheiro (81kg), acostumado a ir ao Japão para treinamentos com a seleção brasileira e que, desta vez, fez o papel de anfitrião. “Para mim é muito legal. Eu passei dois anos sem vestir o quimono por conta de lesões, estou voltando e, por isso, cada oportunidade que eu tenho de me testar é ótimo. Ainda mais com os principais atletas do Japão, que são muito fortes”, acrescenta Guilheiro.

Nesta segunda, ele e mais oito judocas da seleção brasileira embarcam para o Grand Slam de Tyumen, que acontece na Rússia, de 17 a 19 de julho. Dos convocados para a competição, Eduardo Bettoni (90kg), Rafael Buzzacarini (100kg) e Marcelo Contini (73kg) também participaram do treinamento de luxo com o time 1 do Japão e puderam ajustar os últimos detalhes para Tyumen. Contini, por exemplo, teve a oportunidade de trocar experiências com o bicampeão mundial e vice olímpico de sua categoria, Riki Nakaya.

“É sempre muito bom treinar com eles. Fiz um treino de chão com o Nakaya e treinei com atletas do 81kg (meio-médio) também, Goki Maruyiama e o Takanori Nagase. Foi uma experiência muito boa e, tomara, que eles passem a vir mais aqui no Brasil”, torce o peso-leve brasileiro.   

Assim como fez em Atenas, a equipe japonesa visitará as obras das futuras instalações olímpicas antes de voltar para casa ainda neste sábado, 11. E, daqui a um ano, estarão de volta visando escrever mais um capítulo na história do judô japonês em Jogos Olímpicos.

Fotos: https://www.flickr.com/photos/oficialcbj

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada