domingo, 12 de julho de 2015

Charles Chibana é Ouro e Rafaela Silva é Bronze nos Jogos Pan-americanos de Toronto


Com dois wazaris sobre Antoine Bouchard, Charles Chibana é o campeão da categoria meio leve dos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015. Antes ele havia vencido suas duas lutas contra o salvadorenho Gustavo Lopez Aguilera e o venezuelano Sergio Mattey por ippon.


Rafaela Silva bateu Anriquelis Barrios da Venezuela por um wazari e dois yukos e garantiu um lugar no pódio. Alex Pombo sentiu uma lesão no joelho e acabou ficando em quinto.

O professor Paulo Duarte mais uma vez fez seus comentários a respeito das lutas dos brasileiros nas disputas pelas medalhas em seu perfil no facebook:

Rafaela Silva

"Na disputa vimos uma Rafaela bem determinada vencendo com certa facilidade a disputa pelo bronze. Logo no início da luta, conseguiu um wazari com um taniotoshi. Sua pegada aberta em determinados momentos causou muita preocupação. A adversária percebendo que Rafaela estava acomodada em razão da grande vantagem obtida, começou a atacar com maior frequência. Embora o ataque da adversária não demonstrasse muita eficiência, o volume de entradas que Barrios impetrava logo após sofrer o wazari, preocupava porque poderia induzir à punições e, com isso, ameaçar a supremacia da brasileira. Mas, felizmente isso não ocorreu e Rafaela conseguiu mais uma medalha de bronze para o judô brasileiro. Parabéns!"

Charles Chibana

"Chibana iniciou a luta em desvantagem no kumikata. O atleta canadense, mais alto, canhoto, conseguia se impor no kumikata em razão da postura curvada de Chibana que facilitava a pegada da mão esquerda do canadense em suas costas, A postura curvada de Chibana contribuía para aumentar a envergadura do atleta canadense que, assim, se sentia muito à vontade na luta. Sabendo que Chibana tem um excelente uranage, Antoine manteve-se em posição perpendicular à Chibana durante todo o tempo do combate, esperando que o brasileiro tentasse a aplicação do uranage. Realmente, Chibana tentou e foi surpreendido com um movimento do canadense que ao cair em cima do brasileiro conseguiu um yuko. Numa segunda oportunidade, esperando que Chibana fosse repetir o mesmo movimento, curvou o corpo à frente para tentar cair em cima do brasileiro como da primeira vez. Só que dessa vez, quem foi surpreendido foi ele mesmo porque Chibana aplicou um yokoguruma pelo lado esquerdo e conseguiu igualar o placar em 1 yuko. Durante toda a luta Chibana envolvia a cintura do adversário, mas mantinha sua posição em migi-shizentai. No final da luta, quando tudo levava a crer que Chibana repetiria uma das duas técnicas (uranage e yokoguruma) o brasileiro deu um passo para o lado, mudou sua posição de migi-shizentai para shizentai, ficou de frente para o adversário e aplicou um espetacular kosotogake conseguindo o ippon. A qualidade técnica e a criatividade de Chibana foram determinantes para a conquista da medalha de ouro! Parabéns!"

Alex Pombo

"Infelizmente a disputa pelo terceiro lugar na classe masculina não teve o mesmo desfecho. Alex marcou um wazari com seu ashiguruma, mas não conseguiu manter a grande vantagem. Sentindo uma contusão no joelho, sentia muita dificuldade em se movimentar e acabou cedendo a uma reviravolta no placar perdendo a medalha de bronze. Só nos resta lamentar a falta de sorte do brasileiro que, em condições normais, com certeza teria conquistado essa medalha. Pela sua garra, merece nossos aplausos!"

Com informações do professor Paulo Duarte e da Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada